Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALVES – FAEMA, DANIEL MEDEIROS
dc.contributor.authorPINHO – UNIR, SILVIA TEIXEIRA DE
dc.contributor.authorPEREIRA –UFPEL, FLÁVIO MEDEIROS
dc.contributor.authorSCHILD- UFPEL, JOSÉ FRANCISCO GOMES
dc.creatorALVES – FAEMA, DANIEL MEDEIROS-
dc.creatorPINHO – UNIR, SILVIA TEIXEIRA DE-
dc.creatorPEREIRA –UFPEL, FLÁVIO MEDEIROS-
dc.creatorSCHILD- UFPEL, JOSÉ FRANCISCO GOMES-
dc.date.accessioned2018-05-11T18:49:01Z-
dc.date.available2018-05-11T18:49:01Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1785-
dc.descriptionProfessor Mestre Daniel Medeiros Alves – Coordenador do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente-Ariquemes-RO. Email: dmaesportes@yahoo.com.br 2 Professora Doutoranda Silvia Teixeira de Pinho – Docente do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia-RO. Doutoranda da EEFE/USP 3 Professor Doutor Flávio Medeiros Pereira – Professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas-RS. 4 Professor Doutor José Francisco Gomes Schild – Professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas-RS. 4pt_BR
dc.description.abstractA disciplina de Educação Física (EF) na escola trata da cultura corporal dos alunos (jogo, esporte, ginástica, dança e outros). A escola deve promover a leitura da realidade, fazer o aluno defrontar com o treinamento e aprendê-lo, podendo assim organizar sua prática esportiva fora da escola e socializá-la com sua comunidade. É necessário mapear os métodos de ensino utilizados pelos professores de EF para descrever o processo didático metodológico empregado nas aulas, e consequentemente analisar o planejamento pedagógico em questão. O presente estudo objetivou descrever os métodos de ensino utilizados pelos professores de Educação Física (EF) do Ensino Fundamental da rede particular da cidade de Pelotas - RS. A amostra foi composta por 16 professores de Educação Física do Ensino Fundamental diurno. Os professores participaram voluntariamente sendo esclarecidos sobre objetivos e metodologia do estudo. Para coleta dos dados utilizou-se de entrevista semiestruturada, validada por dois professores-doutores da área de Educação Física. Os resultados encontrados foram que nas aulas de Educação Física o ensino é centrado nos métodos parcial e global, onde os professores não buscam formação continuada. Quanto aos conteúdos desenvolvidos pelos professores, a maior parte aborda os esportes coletivos com algumas variações de alongamentos e atividades recreativas. É possível concluir que embora a Educação Física possua uma gama de opções de atividades, os entrevistados mostraram conhecer somente o básico.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectMétodos de Ensinopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectProfessores.pt_BR
dc.titleMÉTODOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR UTILIZADOS POR PROFESSORES DA REDE PRIVADApt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articlept_BR
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES-FAEMA et al..pdf278.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.