Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNovais, Lúcio Omar Meireles-
dc.creatorNovais, Lúcio Omar Meireles-
dc.date.accessioned2018-06-16T13:33:29Z-
dc.date.available2018-06-16T13:33:29Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2031-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau de bacharelado em Enfermagem. Profª. Orientadora: Esp. Sonia Regina Batini Profº. Coorientador: Dr. Diego Santos Fagundespt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entre os transtornos mentais, é o mais comuns entre crianças e adolescentes, tendo o potencial de acompanhar o individuo até a vida adulta. O TDAH é observado a partir de três tipos/subtipos: os que predominam as dificuldades de atenção, outro a impulsividade e a hiperatividade e o que combina os dois anteriores. O presente trabalho faz uma descrição do transtorno do deficit de atenção e hiperatividade em crianças na fase escolar e a atuação do profissional enfermeiro. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, de caráter descritivo exploratório. O levantamento das publicações foi realizado nos meses de julho de 2011 a novembro de 2011, deu-se por consulta às bases de dados indexadas, a saber: Scientific Eletronic Library Online( SCIELO), Biblioteca Virtual de saúde(BVS), google acadêmico,Biblioteca Digital de teses e Dissertações da USP, acervos disponíveis na biblioteca Julio Bordgnon da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, em Ariquemes-RO entre os anos de 1902 a 2011. Um esforço coordenado pelo enfermeiro e demais profissionais de saúde, da escola e assistência social no sentido de dar maior suporte à criança/adolescente e à família engloba o diagnóstico precoce, com orientação de métodos educativos adequados aos portadores do transtorno em tempo hábil e encaminhamento para tratamento especializado adequação de espaço físico e oferta de atividades orientadas no domicílio, na escola e na comunidade visando proporcionar às crianças/adolescentes os meios para a superação das dificuldades impostas pela desatenção, pela impulsividade e pela hiperatividade.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectEnfermagem em saúde mentalpt_BR
dc.titleO papel do enfermeiro junto a crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na fase escolarpt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lúcio Omar Meireles Novais_TCC.pdf766.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.