Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarroco, Fernanda-
dc.creatorMarroco, Fernanda-
dc.date.accessioned2018-06-16T14:19:16Z-
dc.date.available2018-06-16T14:19:16Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2077-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito final à obtenção do grau de Bacharel. Prof.ª Orientadora: Esp. Sonia Regina Batinipt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem por objetivo explicar a importância da Política de Promoção da Saúde na Educação, através do Programa Saúde na Escola, bem como as contribuições da enfermagem no processo de promoção da saúde do escolar. A metodologia contemplou o processo de levantamento, seleção, leitura crítica, fichamento e esquematização da monografia, conforme determina a metodologia da produção acadêmica histórico-crítica. Foram utilizados 48 referenciais, dos quais 25 são periódicos nacionais, 4 internacionais, 6 livros, além de 13 documentos do Ministério da Saúde e Educação encontrados e listados nas referências. O conceito ampliado de saúde é uma construção histórica das últimas décadas, a partir do qual se pode pensar no surgimento do novo sujeito social, através de um projeto coletivo e participativo. A escola é um espaço de convivência e de intensas interações sociais, sendo um terreno fértil para implantação de estratégias e ações que envolvam a Promoção da Saúde. Contatou-se que: A preocupação das políticas públicas para a área da saúde no Brasil é recente; A Política Nacional, apesar das intenções, em particular por se basear no conceito ampliado de saúde, tem encontrado dificuldades em se concretizar; O Programa de Saúde na Escola ainda é, hoje, pelos textos lidos, uma peça de ficção que somente uma ação por parte da comunidade poderá apressar o alcance dos objetivos aos quais se propõe; O quarto resultado é uma conseqüência dos anteriores e consiste no papel que cabe à enfermagem para a efetivação do Programa Saúde na EscolaPSE.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas em Saúdept_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectPrograma Saúde na Escolapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleImportância da política nacional de promoção da saúde para a educação, através do programa saúde na escola: as contribuições da enfermagempt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Marroco_TCC.pdf638.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.