Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marroco, Fernanda | - |
dc.creator | Marroco, Fernanda | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-16T14:19:16Z | - |
dc.date.available | 2018-06-16T14:19:16Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2077 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito final à obtenção do grau de Bacharel. Prof.ª Orientadora: Esp. Sonia Regina Batini | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem por objetivo explicar a importância da Política de Promoção da Saúde na Educação, através do Programa Saúde na Escola, bem como as contribuições da enfermagem no processo de promoção da saúde do escolar. A metodologia contemplou o processo de levantamento, seleção, leitura crítica, fichamento e esquematização da monografia, conforme determina a metodologia da produção acadêmica histórico-crítica. Foram utilizados 48 referenciais, dos quais 25 são periódicos nacionais, 4 internacionais, 6 livros, além de 13 documentos do Ministério da Saúde e Educação encontrados e listados nas referências. O conceito ampliado de saúde é uma construção histórica das últimas décadas, a partir do qual se pode pensar no surgimento do novo sujeito social, através de um projeto coletivo e participativo. A escola é um espaço de convivência e de intensas interações sociais, sendo um terreno fértil para implantação de estratégias e ações que envolvam a Promoção da Saúde. Contatou-se que: A preocupação das políticas públicas para a área da saúde no Brasil é recente; A Política Nacional, apesar das intenções, em particular por se basear no conceito ampliado de saúde, tem encontrado dificuldades em se concretizar; O Programa de Saúde na Escola ainda é, hoje, pelos textos lidos, uma peça de ficção que somente uma ação por parte da comunidade poderá apressar o alcance dos objetivos aos quais se propõe; O quarto resultado é uma conseqüência dos anteriores e consiste no papel que cabe à enfermagem para a efetivação do Programa Saúde na EscolaPSE. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Programa Saúde na Escola | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Importância da política nacional de promoção da saúde para a educação, através do programa saúde na escola: as contribuições da enfermagem | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Marroco_TCC.pdf | 638.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.