Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2085
Título: HUMANIZAÇÃO COMO EXPRESSÃO ÉTICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA- UTI
Autor(es): MENDES, GEOVANA DE SOUZA
Palavras-chave: Humanização da assistência
Ética em enfermagem
Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 2011
Resumo: Este estudo trata-se de uma revisão de literatura sobre a atuação do profissional da enfermagem, na prática da humanização, como expressão ética na assistência à saúde, em unidade de terapia intensiva (UTI). Foi realizada uma abordagem histórica e teórica, contextualizando as práticas de humanização no Brasil e no mundo, enfatizando o conceito de humanização, formação profissional e competências da assistência no código de ética de enfermagem, além das práticas de educação continuada e permanente, voltadas à valorização no cuidado ao paciente/cliente na rotina dos serviços de saúde. Benefícios como, a redução do tempo de internação, o aumento do bem - estar dos pacientes/ clientes e funcionários, diminuição das faltas de trabalho dos integrantes da equipe de saúde e a redução de gastos do hospital, são observados quando se trabalha a humanização. Assim, existe a urgente necessidade, de que, se discuta a real aplicação das práticas humanizadoras em UTIs, considerando a assistência centrada nos pacientes/ clientes, familiares e acompanhantes, uma vez que todos são partes componentes, do processo de hospitalização.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2085
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.