Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2091
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jakeline Gavioli de Sousa | - |
dc.creator | Veríssimo, Thays D. C. | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T23:28:04Z | - |
dc.date.available | 2018-06-20T23:28:04Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2091 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito à obtenção de Grau do Bacharel em Enfermagem. Orientadora: Prof. Ms. Thays D. C. Veríssimo. | pt_BR |
dc.description.abstract | A transição da academia para o campo de trabalho é um processo desafiador para os enfermeiros recém-formados. A reflexão no âmbito da formação pedagógica do enfermeiro docente é primordial em virtude à complexidade da prática profissional incluída na tarefa da educação. Objetivando abordar os desafios enfrentados pelos profissionais enfermeiros quanto à inserção na docência. O presente estudo trata-se de revisão bibliográfica exploratória de literatura científica. Ao tomarmos conhecimento sobre a trajetória histórica da enfermagem podemos elucidar o cenário vivido e proporcionar um meio de compreensão acerca da sua evolução. A enfermagem é uma profissão que visa assistir, cuidar, pesquisar e educar. Educar é um dos principais papéis que o profissional de enfermagem assume em sua prática profissional, não somente enfocando a educação em saúde, mas também a formação de novos profissionais. O trabalho docente é permeado por vários obstáculos didático-pedagógicos relacionados ao professor, também ao aluno e à instituição. Considera-se que a formação do profissional enfermeiro se fundamenta na visão do cuidar, desde a proposta de Florence Nightingale, ganhou fins científicos terapêuticos para assistência e ensino. A dificuldade saliente que se depara o egresso voltada para o sofrimento no início de sua vida profissional, tem vínculo com o despreparo na formação acadêmica acerca do ensino didático, pedagógico e psicológico, pautado em preceitos históricos destacando a valorização do profissional assistencialista, deixando a segunda mão a magnifica vertente da docência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Desafios da docência para o profissional enfermeiro | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jakeline Gavioli de Sousa e Silva.pdf | 434.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.