Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2098
Título: O enfermeiro frente ao tratamento do tabagismo
Autor(es): Adriano, Mayara Locatelli
Palavras-chave: Tabagismo
Enfermeiro
Educação em saúde
Prevenção
Data do documento: 2017
Resumo: O tabagismo é a ação de se consumir cigarros ou distintos artigos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina, sendo o seu uso configurado como vício. Acarreta desde malefício cardiocirculatório a efeitos psíquicos-estimulante e depressor. Desponta como motivo da terceira maior causa de óbitos evitáveis no Brasil. O enfrentamento do vício do tabagismo evoca o fator multidimensional da vivência humana, e, as consultas de enfermagem tem um papel fundamental visando a abordagem terapêutica e individualizada conforme as necessidades dos indivíduos. Este trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, com o intuito de conhecer a importância do enfermeiro frente tratamento de tabagistas. Trata-se de uma revisão de literatura, ao qual foram pesquisados livros e artigos científicos nas bases de dados, Biblioteca Virtual em Saúde, Biblioteca Julio Bordignon, o delineamento temporal foi definido entre os anos de 2007 a 2017. A finalidade é informar o quão é necessária a equipe multidisciplinar no tratamento e mostrar a contribuição do enfermeiro como integrante da condução do tratamento. A pesquisa evidencia que as atividades educativas preventivas evocam o estímulo e a adoção de hábito de vida saudável, com a promoção e prevenção da saúde e livrando assim doenças que associadas ao tabaco levam a riscos de desenvolver patologias fatais. .
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2098
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mayara Locatelli Adriano.pdf771.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.