Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2128
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Sandra Regina | - |
dc.creator | Souza, Jhonattas Muniz de | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-13T18:09:39Z | - |
dc.date.available | 2018-08-13T18:09:39Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2128 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Química - Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. Orientador (a): Prof. MSc. Jhonattas Muniz de Souza. | pt_BR |
dc.description.abstract | A contextualização no processo de ensino/aprendizagem tem como objetivo trazer as ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa estreitar a relação entre o conhecimento cientifico e o dia a dia do aluno. A experimentação também é um dos grandes aliados do professor na questão da aprendizagem, pois ela mostra ao aluno de forma prática o que ele não conseguiu compreender na teoria, fazendo-se necessário o contato do aluno com os experimentos. Este trabalho além de apresentar a disciplina de química no ensino básico, também contempla tópicos sobre os resíduos sólidos e resíduos líquidos, sendo esses uns dos grandes geradores de problemas ambientais atualmente, onde se faz necessário a sua aproximação nas instituições de ensino como uma forma de alertar sobre os riscos que eles oferecem. Foi então elaborada uma proposta metodológica que aborda o tema metais de transição presentes em resíduos de laboratório químico, para estimular a aprendizagem através da experimentação e da contextualização, proporcionando ao aluno um conhecimento sobre o campo dos metais, quais as suas aplicações e implicações na vida e promovendo espaço para questionamentos que os tornarão um cidadão mais crítico e envolvido com a sociedade. Através dessa proposta será possível mostrar aos alunos que os metais de transição são de suma importância no dia a dia, porém que devem ter um tratamento adequado para não trazer danos futuros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Metais de transição | pt_BR |
dc.title | Proposta metodológica para o ensino de química: | pt_BR |
dc.title.alternative | tema gerador metais de transição | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandra Regina Gomes.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.