Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2330
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Leite, Juliana de Souza | - |
dc.contributor.advisor1 | Arantes., Ana Claudia Yamashiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T20:21:15Z | - |
dc.date.available | 2019-05-27T20:21:15Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2330 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento da personalidade acontece durante os primeiros anos de vida do ser humano. Essa fase é um momento que reverberará por toda a sua existência. Durante esse período inicial da vida, o ser humano necessita de cuidados físicos e afetivos que colaborem para o desenvolvimento de sua personalidade. Para receber os cuidados a criança precisa de outra pessoa que supra suas necessidades físicas e afetivas. De acordo com a teoria de Donald Winnicott, todo ser humano possui uma capacidade inata para se desenvolver tanto física como emocionalmente. Porém quando a criança não tem um ambiente que facilite esse desenvolvimento, sua personalidade possui a tendência para ter alguma consequência prejudicial à sua vida. Por isso é importante que o cuidador seja a pessoa que supra as necessidades da criança, provendo assim, um ambiente de acolhimento. Assim, o “olhar”, ou seja, o afeto direcionado à criança fará com que ela perceba que é amada. Donald Winnicott com a Teoria do Amadurecimento Emocional e René Spitz com a Teoria do Desenvolvimento Humano, destacam a importância do cuidador na vida da criança, dando ênfase ao papel da mãe e suas interações com o bebê. A psicanálise freudiana sublinha a importância da passagem do Princípio de Prazer para adentrar no Princípio de Realidade, abrindo mão da ilusão de onipotência vigente em meio aos cuidados de outra pessoa. Tendo como pressuposto que para a estruturação do eu os cuidados físicos e emocionais são indispensáveis, busca-se descrever a importância do olhar do Outro como fator essencial na formação da personalidade. A teoria de Jacques Lacan chamada Estádio do Espelho concebe que o Outro é o cuidador que direciona o olhar de afeto para a criança, sendo uma pessoa primordial na constituição psíquica da criança. É a partir do olhar do Outro que a criança pode receber reconhecimento, passando a ter uma imagem integrada de si mesma, não se percebendo mais apenas como uma extensão de outra pessoa. Quando há falta ou falha por insuficiência ou excesso destes cuidados, poderão ocorrer consequências desastrosas, como algumas psicopatologias. Tendo em vista a necessidades que a criança tem de receber afeto nos primeiros cuidados a ela ministrados que essa pesquisa tem como propósito enfatizar a importância do olhar do Outro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | FAEMA | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Olhar | pt_BR |
dc.subject | Outro | pt_BR |
dc.subject | Personalidade | pt_BR |
dc.subject | Espelho | pt_BR |
dc.title | A importância do olhar do outro na formação da personalidade | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juliana de Souza Leite.pdf | 965.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.