Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2421
Título: Tuberculose: desafios na adesão ao tratamento
Autor(es): Fogaça, Deibiani Brozeguini Paixao
Geron, Vera Lucia Matias Gomes
http://lattes.cnpq.br/9521475264052286
Palavras-chave: Tuberculose
Diagnostico
Abandono de tratamento
Data do documento: 2018
Editor: FAEMA
Resumo: A Tuberculose é vista no Brasil como um sério problema de saúde pública, o número de casos notificados foi de 72.770 e os coeficientes de incidência variaram de 10,0 a 74,7 casos por 100 mil habitantes. A maior incidência de tuberculose está na região norte com 45,2%. Este trabalho tem como objetivo abordar os motivos que levam os pacientes com tuberculose abandonar o tratamento. Este trabalho é uma revisão bibliográfica descritiva. A Tuberculose é uma doença infecto contagiosa causada pela Mycobacterium tuberculosis, sendo uma bactéria aeróbia que tem como reservatório de infecção os seres humanos. A sua transmissão ocorre de forma direta, de pessoa a pessoa, principalmente através do ar. Os seus sinais e sintomas pode ocorrer de forma assintomática ou com sintomas inespecíficos, podendo até ser confundido com outras doenças. O diagnóstico laboratorial ocorre por detecção e isolamento da microbactéria, sendo a baciloscopia o exame mais utilizado. Para seu tratamento se faz o uso de 4 medicações em um único comprimido, a Rifampicina, a Isoniazida, a Pirazinamida e o Etambutol. Com relação a adesão do tratamento se for seguido corretamente tem um alto índice de cura. O grande problema se encontra na falta de adesão do tratamento, a descontinuidade do esquema terapêutico favorece na persistência da infecção e gera bacilos multirresistentes aos fármacos antituberculose.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2421
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEIBIANI BROZEGUINI PAIXAO FOGAÇA .pdf837.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.