Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorCAMPOS, ALEXIA PEREIRA DE-
dc.contributor.advisor1Martins, Letícia Nunes Nascimento-
dc.date.accessioned2020-02-05T01:24:37Z-
dc.date.available2020-02-05T01:24:37Z-
dc.date.issued2019-10-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2588-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Administração da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA como requisito parcial à obtenção de Grau de Bacharel em Administração. Orientadora: Ms. Letícia Nunes Nascimento Martinspt_BR
dc.description.abstractA educação é percebida por estudiosos não somente como a atividade que proporciona conhecimentos, mas que pode proporcionar maior desenvolvimento humano, social e local fomentando competências coletivas e individuais que podem modificar a realidade das pessoas que têm acesso à ela. O Estágio Supervisionado atualmente é visto como parte importante na Educação Superior uma vez que é o principal responsável pela integração de teoria e prática na maioria dos cursos ofertados no país. Nessa perspectiva, a presente monografia teve como objetivo avaliar as competências e habilidades do Administrador que são desenvolvidas nos acadêmicos durante a disciplina de Estágio Supervisionado dos cursos de Administração no Estado de Rondônia. Parte-se do pressuposto de que o Estágio Supervisionado vem sendo realizado de forma tradicional e não contempla mais as necessidades atuais do mercado profissional, especialmente para os formandos em Administração. A partir de uma pesquisa aplicada aos cursos de Administração ofertados no Estado de Rondônia, por meio de um questionário enviado por e-mail às Coordenações do Curso para que este fosse encaminhado aos estudantes, foi possível levantar dados de 5 instituições que ofertam práticas de estágio supervisionado de formas distintas sendo uma, considerada tradicional e a outra, considerada inovadora. O estudo caracteriza-se como quanti-quali, pois mensurouse os dados obtidos através do questionário e utilizou-se da subjetividade para condicionar significado aos fenômenos encontrados. Por fim, o trabalho apresenta os resultados encontrados por cada Instituição de Ensino bem como a relação entre o desenvolvimento do estágio supervisionado considerado inovador e o estágio considerado tradicional para o aprimoramento de competências e habilidade que, a partir da análise estatística de Wilcoxon-Mann-Whitiey, foi percebido que essas duas abordagens de estágio não tem efeito sob a percepção dos acadêmicos no desenvolvimento das competências gerais e específicas, uma vez que o p do Teste Wilconxon-Mann-Whitiney mostrou-se acima de 0,05. Conclui sugerindo a necessidade de realizar pesquisas futuras sobre um novo termo encontrado, as Práticas Profissionais, que entra em substituição da disciplina Estágio Supervisionado em alguns Projetos Pedagógicos do Curso de Administração.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectCompetências e Habilidadespt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleESTÁGIO TRADICIONAL X ESTÁGIO INOVADOR: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO EM RONDÔNIApt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alexia_assinado_assinado_assinado.pdf2.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.