Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | CAMPOS, ALEXIA PEREIRA DE | - |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Letícia Nunes Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T01:24:37Z | - |
dc.date.available | 2020-02-05T01:24:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2588 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Administração da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA como requisito parcial à obtenção de Grau de Bacharel em Administração. Orientadora: Ms. Letícia Nunes Nascimento Martins | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação é percebida por estudiosos não somente como a atividade que proporciona conhecimentos, mas que pode proporcionar maior desenvolvimento humano, social e local fomentando competências coletivas e individuais que podem modificar a realidade das pessoas que têm acesso à ela. O Estágio Supervisionado atualmente é visto como parte importante na Educação Superior uma vez que é o principal responsável pela integração de teoria e prática na maioria dos cursos ofertados no país. Nessa perspectiva, a presente monografia teve como objetivo avaliar as competências e habilidades do Administrador que são desenvolvidas nos acadêmicos durante a disciplina de Estágio Supervisionado dos cursos de Administração no Estado de Rondônia. Parte-se do pressuposto de que o Estágio Supervisionado vem sendo realizado de forma tradicional e não contempla mais as necessidades atuais do mercado profissional, especialmente para os formandos em Administração. A partir de uma pesquisa aplicada aos cursos de Administração ofertados no Estado de Rondônia, por meio de um questionário enviado por e-mail às Coordenações do Curso para que este fosse encaminhado aos estudantes, foi possível levantar dados de 5 instituições que ofertam práticas de estágio supervisionado de formas distintas sendo uma, considerada tradicional e a outra, considerada inovadora. O estudo caracteriza-se como quanti-quali, pois mensurouse os dados obtidos através do questionário e utilizou-se da subjetividade para condicionar significado aos fenômenos encontrados. Por fim, o trabalho apresenta os resultados encontrados por cada Instituição de Ensino bem como a relação entre o desenvolvimento do estágio supervisionado considerado inovador e o estágio considerado tradicional para o aprimoramento de competências e habilidade que, a partir da análise estatística de Wilcoxon-Mann-Whitiey, foi percebido que essas duas abordagens de estágio não tem efeito sob a percepção dos acadêmicos no desenvolvimento das competências gerais e específicas, uma vez que o p do Teste Wilconxon-Mann-Whitiney mostrou-se acima de 0,05. Conclui sugerindo a necessidade de realizar pesquisas futuras sobre um novo termo encontrado, as Práticas Profissionais, que entra em substituição da disciplina Estágio Supervisionado em alguns Projetos Pedagógicos do Curso de Administração. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Competências e Habilidades | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.title | ESTÁGIO TRADICIONAL X ESTÁGIO INOVADOR: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO EM RONDÔNIA | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração de Empresas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Alexia_assinado_assinado_assinado.pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.