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Título: A contribuição da terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade em crianças e adolescentes
Autor(es): Valente, Andrea Eliane
Alarcon, Renata Trigueirinho
Palavras-chave: Terapia cognitivo-comportamental
Transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade
TDAH
Crianças e adolescentes
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal verificar, através de uma revisão bibliográfica, a contribuição da Terapia Cognitivo-Comportamental para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade em Crianças e Adolescentes. A pesquisa abordou desde as causas e formas de avaliação até o tratamento psicoterápico. Houve um grande avanço, nas últimas décadas, em relação à conscientização da sociedade sobre o transtorno, mas é preciso evoluir muito nesse sentido, pois ainda existe muita controvérsia sobre a sua existência, assim como várias crianças e adolescentes sem receber tratamento devido ao preconceito, até mesmo de seus pais e professores, acreditando que se trata de uma doença inventada para favorecer a indústria farmacêutica. Os estudos mostraram que a TCC, em muitos casos associada a medicação, contribui efetivamente para o tratamento ou minimização dos prejuízos causados pelos sintomas do TDAH – hiperatividade, impulsividade e desatenção.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso latu sensu Área de concentração: Terapia Cognitivo-Comportamental Orientadora: Prof.ª Dr.ª Renata Trigueirinho Alarcon Coordenadora: Prof.ª Ms. Eliana Melcher Martins
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2676
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