Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2676
Título: | A contribuição da terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade em crianças e adolescentes |
Autor(es): | Valente, Andrea Eliane Alarcon, Renata Trigueirinho |
Palavras-chave: | Terapia cognitivo-comportamental Transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade TDAH Crianças e adolescentes |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal verificar, através de uma revisão bibliográfica, a contribuição da Terapia Cognitivo-Comportamental para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade em Crianças e Adolescentes. A pesquisa abordou desde as causas e formas de avaliação até o tratamento psicoterápico. Houve um grande avanço, nas últimas décadas, em relação à conscientização da sociedade sobre o transtorno, mas é preciso evoluir muito nesse sentido, pois ainda existe muita controvérsia sobre a sua existência, assim como várias crianças e adolescentes sem receber tratamento devido ao preconceito, até mesmo de seus pais e professores, acreditando que se trata de uma doença inventada para favorecer a indústria farmacêutica. Os estudos mostraram que a TCC, em muitos casos associada a medicação, contribui efetivamente para o tratamento ou minimização dos prejuízos causados pelos sintomas do TDAH – hiperatividade, impulsividade e desatenção. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso latu sensu Área de concentração: Terapia Cognitivo-Comportamental Orientadora: Prof.ª Dr.ª Renata Trigueirinho Alarcon Coordenadora: Prof.ª Ms. Eliana Melcher Martins |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2676 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrea Eliane Valente 2.pdf | 580.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.