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Campo DCValorIdioma
dc.contributorSilva, Andréa Cristina Da-
dc.contributor.advisor1Alarcon, Renata Trigueirinho-
dc.date.accessioned2020-08-03T15:05:25Z-
dc.date.available2020-08-03T15:05:25Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2678-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso Lato Sensu Área de concentração: Terapia Cognitivo Comportamental Orientadora: Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon Coorientadora: Profa. Ma. Eliana Melcher Martinspt_BR
dc.description.abstractAtualmente temos observado um crescente avanço teórico sobre os aspectos emocionais do desenvolvimento infantil. O desenvolvimento tecnológico aliado à velocidade de comunicação exigem novos conhecimentos para responder às necessidades da infância e adolescência. A literatura demonstra a importância de incorporar no tratamento psicoterápico os protocolos baseados em evidências, sempre com flexibilidade, respeitando os problemas específicos de cada criança e suas famílias. O Objetivo deste trabalho foi identificar as contribuições da terapia cognitiva no tratamento psicológico de crianças com idade entre 06 e 12 anos. Através de revisão bibliográfica de publicações científicas dos últimos dez anos, nas bases de dados: Scielo, Periódicos Capes, PePsic e Pubmed, foram analisados seis trabalhos de pesquisa, sendo cinco internacionais e um nacional. Os estudos sobre os transtornos de ansiedade foram mais frequentes, corroborando com a literatura, que demonstra que os transtornos ansiosos são os quadros psiquiátricos mais comuns tanto em crianças quanto em adultos. Os resultados apresentados demonstraram que em 100% das pesquisas analisadas o resultado das intervenções baseadas na terapia cognitivo comportamental foi satisfatório, demonstrando que esta abordagem apresenta evidências da sua efetividade no tratamento de crianças e adolescentes, dados que vão ao encontro dos achados da literatura. Os estudos demostraram que a intervenção em grupo é uma estratégia eficiente de intervenção, as pesquisas compararam grupos de intervenção com abordagem na terapia cognitiva com grupos de espera ou tratamento convencional e evidenciaram que as intervenções cognitivas possibilitaram melhora significativa dos sintomas. Palavras-chave: Psicoterapia, Terapia Cognitiva, Psicologia da Criança, Orientação Infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectPsychotherapypt_BR
dc.subjectCognitive Therapypt_BR
dc.subjectChild Psychologypt_BR
dc.subjectChild Psychologypt_BR
dc.titleContribuições da terapia cognitiva comportamental na clínica infantilpt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
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