Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2678
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Silva, Andréa Cristina Da | - |
dc.contributor.advisor1 | Alarcon, Renata Trigueirinho | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-03T15:05:25Z | - |
dc.date.available | 2020-08-03T15:05:25Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2678 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso Lato Sensu Área de concentração: Terapia Cognitivo Comportamental Orientadora: Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon Coorientadora: Profa. Ma. Eliana Melcher Martins | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente temos observado um crescente avanço teórico sobre os aspectos emocionais do desenvolvimento infantil. O desenvolvimento tecnológico aliado à velocidade de comunicação exigem novos conhecimentos para responder às necessidades da infância e adolescência. A literatura demonstra a importância de incorporar no tratamento psicoterápico os protocolos baseados em evidências, sempre com flexibilidade, respeitando os problemas específicos de cada criança e suas famílias. O Objetivo deste trabalho foi identificar as contribuições da terapia cognitiva no tratamento psicológico de crianças com idade entre 06 e 12 anos. Através de revisão bibliográfica de publicações científicas dos últimos dez anos, nas bases de dados: Scielo, Periódicos Capes, PePsic e Pubmed, foram analisados seis trabalhos de pesquisa, sendo cinco internacionais e um nacional. Os estudos sobre os transtornos de ansiedade foram mais frequentes, corroborando com a literatura, que demonstra que os transtornos ansiosos são os quadros psiquiátricos mais comuns tanto em crianças quanto em adultos. Os resultados apresentados demonstraram que em 100% das pesquisas analisadas o resultado das intervenções baseadas na terapia cognitivo comportamental foi satisfatório, demonstrando que esta abordagem apresenta evidências da sua efetividade no tratamento de crianças e adolescentes, dados que vão ao encontro dos achados da literatura. Os estudos demostraram que a intervenção em grupo é uma estratégia eficiente de intervenção, as pesquisas compararam grupos de intervenção com abordagem na terapia cognitiva com grupos de espera ou tratamento convencional e evidenciaram que as intervenções cognitivas possibilitaram melhora significativa dos sintomas. Palavras-chave: Psicoterapia, Terapia Cognitiva, Psicologia da Criança, Orientação Infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Psychotherapy | pt_BR |
dc.subject | Cognitive Therapy | pt_BR |
dc.subject | Child Psychology | pt_BR |
dc.subject | Child Psychology | pt_BR |
dc.title | Contribuições da terapia cognitiva comportamental na clínica infantil | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrea Cristina da Silva .pdf | 347.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.