Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2690
Título: As técnicas da terapia cognitivo comportamental na prevenção do estresse ocupacional em profissionais que trabalham no sistema prisional
Autor(es): Minelli, Aparecida Célia
Alarcon, Renata Trigueirinho
Palavras-chave: Sistema prisional
Agente de segurança penitenciaria
Estresse
Estresse
Ocupacional
Técnicas da terapia cognitivo
Comportamental
Data do documento: 2017
Resumo: A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterápica que trabalha o indivíduo como um todo, ou seja, biopsicossocial, analisa o indivíduo no seu convívio social, profissional e familiar, juntamente com a psicologia clínica cujos fatores que poderão desencadear doenças ou distúrbios físicos e/ou emocionais. A TCC tem sido aplicada em ambientes diversos aos consultórios psicológicos, pois o objetivo dos profissionais é estar ao alcance do ser humano e tratá-lo quando for necessário. Assim sendo, este trabalho visa discorrer a respeito da contribuição da TCC nos casos de estresse ocupacional vivenciado por Agentes de Segurança Penitenciária. Esses profissionais têm sido objeto de pesquisa de muitos autores os quais buscam identificar as consequências que a profissão causa na vida pessoal, familiar e social. Ocorre que os mesmos em sua rotina de trabalho são submetidos às condições de estresse, confinamento e risco a sua integridade física, além dos riscos de contraírem doenças causadas por vírus e bactérias que se espalham pelo ar. Esse estudo foi realizado através de pesquisa por meio do levantamento bibliográfico cujo critério de inclusão dos artigos são provenientes de fontes científicas como dados da Scielo Brasil; Pepsico Brasil, Portais científicos e acadêmicos. Há diversos estudos relacionados ao estresse sofrido pelo Agente de Segurança Penitenciaria, mas não foram encontradas propostas elaboradas para prevenção e/ou manejo através das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental. Apenas um artigo foi encontrado referente a aplicação das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental para a reinserção social direcionada a população carcerária. Então foram pesquisados estudos sobre a aplicação das técnicas da TCC para controle de estresse ocupacional e ansiedade em profissionais de outras áreas. Os resultados descritos nos estudos encontrados foram classificados como satisfatórios e embora as áreas de pesquisa fossem diferentes, foi possível observar que a abordagem de técnicas Cognitivo-Comportamental pode ser capaz de prevenir e/ou reduzir o estresse ocupacional do servidor público do sistema prisional.
Descrição: Minelli, Aparecida Célia AS TÉCNICAS DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA PREVENÇÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL EM PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NO SISTEMA PRISIONAL Aparecida Célia Minelli, Renata Trigueirinho Alarcon, Eliana Melcher Martins – São Paulo, 2017. 39 f. + CD-ROM Trabalho de conclusão de curso (especialização) - Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC). Orientadora: Profª. Drª. Renata Trigueirinho Alarcon Coorientadora: Profª. Msc. Eliana Melcher Martins 1. Terapia Cognitivo-Comportamental, 2. Prevenção do Estresse Ocupacional. 3.Sistema Prisional I. Minelli, Aparecida Célia. II. Alarcon, Renata Trigueirinho. III. Martins, Eliana Melcher.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2690
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aparecida Celia Minelli.pdf549.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.