Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorRibeiro, Raquel Correa-
dc.contributor.advisor1Arantes, Ana Claudia Yamashiro-
dc.date.accessioned2021-02-10T18:30:55Z-
dc.date.available2021-02-10T18:30:55Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2747-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial a obtenção do grau de Bacharel em Psicologia. Orientadora: Prof.ª Ms. Ana Claudia Yamashiro Arantespt_BR
dc.description.abstractPerspectivas trazidas pela prática docente são intrínsecas e se apoiam no desejo pelo processo de ensino e aprendizagem. Contudo, sabe-se que na vida diária do professor os estresses são inevitáveis causando-lhes efeitos adversos. Assim, a motivação dos professores tornou-se uma questão importante devido à sua responsabilidade de transmitir conhecimentos e habilidades aos alunos. O objetivo principal deste trabalho buscou refletir sobre o estresse no trabalho docente e adoecimento. Para isso, foi imprescindível descrever sobre a motivação do trabalho docente e sua relação com o mesmo, além de explanar sobre trabalho, adoecimento e estresse laboral e ainda sobre como se demonstra a prática docente em tempos de pandemia da COVID19 e de forma complementar, apontar estratégias para o manejo do estresse. Este estudo é de natureza descritiva, qualitativa de caráter bibliográfico, com buscas em literaturas dispostas nas bases de dados da Internet, como Revistas e Bibliotecas Virtuais da SciELO, Periódicos da CAPES, MEDLINE, LILACS e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Percebeu-se que a motivação do professor afeta fortemente sua prática docente, evidenciando a necessidade de evitar fatores que desencadeiam a desmotivação a fim de diminuir os riscos do estresse e possível adoecimento. A experiência de enfrentar a pandemia da COVID-19 tem desencadeado no professor o sentimento de fragilidade que afeta o trabalho docente, o estresse pode até ser imprescindível, contudo, seu gerenciamento é essencial enquanto estratégia para diminuir os impactos causados pelo adoecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPandemia da COVID-19pt_BR
dc.titleTrabalho docente: reflexões sobre o estresse e adoecimentopt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL CORREA RIBEIRO.pdf609.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.