Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2747
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Ribeiro, Raquel Correa | - |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Ana Claudia Yamashiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T18:30:55Z | - |
dc.date.available | 2021-02-10T18:30:55Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2747 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial a obtenção do grau de Bacharel em Psicologia. Orientadora: Prof.ª Ms. Ana Claudia Yamashiro Arantes | pt_BR |
dc.description.abstract | Perspectivas trazidas pela prática docente são intrínsecas e se apoiam no desejo pelo processo de ensino e aprendizagem. Contudo, sabe-se que na vida diária do professor os estresses são inevitáveis causando-lhes efeitos adversos. Assim, a motivação dos professores tornou-se uma questão importante devido à sua responsabilidade de transmitir conhecimentos e habilidades aos alunos. O objetivo principal deste trabalho buscou refletir sobre o estresse no trabalho docente e adoecimento. Para isso, foi imprescindível descrever sobre a motivação do trabalho docente e sua relação com o mesmo, além de explanar sobre trabalho, adoecimento e estresse laboral e ainda sobre como se demonstra a prática docente em tempos de pandemia da COVID19 e de forma complementar, apontar estratégias para o manejo do estresse. Este estudo é de natureza descritiva, qualitativa de caráter bibliográfico, com buscas em literaturas dispostas nas bases de dados da Internet, como Revistas e Bibliotecas Virtuais da SciELO, Periódicos da CAPES, MEDLINE, LILACS e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Percebeu-se que a motivação do professor afeta fortemente sua prática docente, evidenciando a necessidade de evitar fatores que desencadeiam a desmotivação a fim de diminuir os riscos do estresse e possível adoecimento. A experiência de enfrentar a pandemia da COVID-19 tem desencadeado no professor o sentimento de fragilidade que afeta o trabalho docente, o estresse pode até ser imprescindível, contudo, seu gerenciamento é essencial enquanto estratégia para diminuir os impactos causados pelo adoecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Estresse | pt_BR |
dc.subject | Adoecimento | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Trabalho docente: reflexões sobre o estresse e adoecimento | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAQUEL CORREA RIBEIRO.pdf | 609.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.