Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorSILVA, ADILSON GOMES DA-
dc.contributor.advisor1Lopes, Lincoln Souza-
dc.date.accessioned2021-02-17T16:59:56Z-
dc.date.available2021-02-17T16:59:56Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2824-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do Grau em Engenharia Civil apresentado á Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.pt_BR
dc.description.abstractUma grande parte da população brasileira possui algum tipo de deficiência física como a mobilidade reduzida, são usuárias de cadeiras de rodas, tem deficiências visuais e auditivas de distintos níveis ou com deficiências mentais e vivem sem condições de dignidade devido aos obstáculos e barreiras arquitetônicas presentes nos espaços urbanos. No entanto, muitos se encontram excluídos, não recebendo atendimento adequado para que ocorra sua inclusão na sociedade. A acessibilidade, é um direito fundamental na procura por uma vida mais justa. A pesquisa objetiva analisar a acessibilidade nas vias de pedestres da Avenida Tancredo Neves. Trata de um estudo de caso realizado a partir de uma pesquisa de campo descritiva observacional. O estudo de caso foi realizado a partir de uma pesquisa de campo descritiva observacional na Avenida Tancredo Neves, no centro do município de Ariquemes/RO. O trecho realizado começou na quadra do teatro municipal até a quadra do supermercado Irmãos Gonçalves (os dois lados da avenida). Desse modo, averiguouse a existência de 44 casos de obstáculos na Avenida Tancredo Neves. O obstáculo mais comum encontrado foi a ausência de piso nas calçadas sendo averiguado 10 vezes e logo após verificado 8 vezes a calçada em mal estado de conservação, as rampas mal conservadas foi 7 vezes e ausência de rampas 6 vezes, porém os desníveis, buracos e o mobiliário urbano somente 4 vezes e por último o semáforo localizado 1 vez. Diante do exposto, observou-se que os obstáculos mais habituais foi referente a estrutura das calçadas, pois foi a que apresentou maior acontecimento, já em relação as rampas, mobiliário urbano e os buracos tiveram menos ocorrência, em razão dessa situação foi executada a proposta de intervenção, para melhorar a locomoção dos PCD’s.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectEspaços Urbanospt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.titleACESSIBILIDADE NOS ESPAÇOS URBANOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – PCD’s: Estudo de caso na Avenida Tancredo Neves, em Ariquemespt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ADILSON GOMES_assinado.pdf18.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.