Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2872
Título: A profissão de mototaxista e os riscos para o desenvolvimento de doenças ostemusculares
Autor(es): Ferreira, Amanda Maiara dos Santos
Santos, Jéssica Castro dos
Palavras-chave: Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
Saúde do Trabalhador
Fisioterapia
Mototaxistas
Data do documento: 2020
Resumo: As doenças osteomusculares estão sofrendo um grande aumento ao longo do tempo, devido à exposição ocupacional a diversos riscos existentes no ambiente e às particularidades do processo de trabalho que são agravadas e muitas vezes pela situação precária do ambiente de trabalho e também a grande jornada de trabalho. O objetivo deste trabalho é levantar os possíveis riscos para o desenvolvimento de doenças ostemusculares na profissão de mototaxista. A metodologia utilizada foi baseada em uma revisão de literatura de caráter descritivo, realizada por meio de um levantamento bibliográfico científico. A partir dos estuds foi possível verificar que os mototaxistas estão propícios a inúmeros riscos como engarrafamentos, os ruídos, pressão dos clientes, longa exposição ao chuva, sol, calor, frio, perseguição de animais, riscos de assaltos e acidentes e principalmente as alterações posturais devido as posturas inadequadas para pilotar motocicletas. No entanto, o que mais atrapalha esses profisisonais são as dores osteomusculares que afetam sua qualidade de vida. Uma maneira primordial para melhorar seria o tratamento fisioterapêutico, capaz de proporcionar resultados positivos na tentativa de diminiuir o quadro álgico apresentado por estes profissionais.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2872
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA MAIARA DOS SANTOS FERREIRA.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.