Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2939
Título: A ATIVIDADE AERÓBICA E SEUS EFEITOS NA MASSA MUSCULAR SOB PARTICIPANTES DOS TREINAMENTOS DE ENDURANCE
Autor(es): JÚNIOR, VALDIR LIMA MOTA
Martins, Yuri de Lucas Xavier
Palavras-chave: Perda de peso
Atividade aeróbica
Treinamento de endurance
Hipertrofia muscular
Treinamento de força
Biogênese mitocondrial
Data do documento: 2021
Resumo: A busca pela pratica de exercícios físicos, tem se tornado cada vez mais comum na vida dos brasileiros, envolvendo conceitos de saúde, estética, qualidade de vida, entre outros vários fatores. As atividades aeróbicas, são atividades de baixo valor econômico, que promovem diversos benefícios para os seus participantes, desde o emagrecimento ou a perda de peso corporal, regulação do metabolismo basal, e até mesmo a hipertrofia muscular, conforme apresentado nesse trabalho. O objetivo desse estudo, foi apresentar a influência da atividade aeróbica na manutenção de massa muscular, dos participantes do treinamento de endurece. Uma modalidade aeróbica caracterizada por sessões de treinamento de resistência. O estudo apontou vários benefícios, musculares e moleculares, envolvidos na adaptação a prática de atividades aeróbicas de resistência. Para tanto, foram realizadas buscas, por artigos e livros que correspondessem à temática do trabalho, em bibliotecas e plataformas de pesquisas digitais, com início das buscas no mês de março de 2021, e finalização das buscas em novembro de 2021. Foram elencados estudos, que apresentassem conteúdos, como emagrecimento, perda de peso, atividade aeróbica, qualidade de vida, treinamento e exercício de endurance, musculação, nutrição e exercícios de resistência, entre outros. Artigos que não condizia com temática do trabalho foram descartados. Concluiu-se que, a atividade de endurance aplicada de maneira adequada, pode promover a hipertrofia muscular em sujeitos não ativos fisicamente, consequentemente diminui as taxas de obesidade, riscos de doenças coronarianas e síndromes metabólicas, aumentando a longevidade de seus participantes. Quando conciliadas com o treinamento de força, auxilia na diminuição da fadiga e aumento do volume muscular, se aplicada de forma consistente.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2939
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
96014.1639591463.pdf709.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.