Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3078
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | André, Karen Lohana da Silva | - |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Natalí Máximo dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-12T00:25:36Z | - |
dc.date.available | 2022-02-12T00:25:36Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3078 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo relatar a vivência de uma acadêmica e sua prática clínica durante os períodos de estágio através da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), explanando acerca do desafio da graduação, assim como compreender a importância dos estágios para a formação e analisar o desenvolvimento da mesma durante o estágio associando a prática clínica e conhecimento teórico, fazendo com que o acadêmico desenvolva suas habilidades. Discorre acerca da psicologia humanista, que observa o ser humano de uma maneira holística e organísmica, como um todo e seu contexto e que surgiu em contraposição à Psicanálise e Behaviorismo, forças vigentes na época. A Abordagem Centrada na Pessoa, decorrente da psicologia humanista, é pautada em atitudes do terapeuta que facilitam o processo de tendência atualizante para o cliente, sendo elas autenticidade, aceitação positiva incondicional e consideração empática, promovendo ressignificação e novos olhares por parte do cliente para sua própria vivência. É também caracterizada pela não-diretividade sendo o cliente principal condutor dos seus relatos e o terapeuta, seu acompanhante. Relata sobre a experiência de uma acadêmica nos semestres 7°, 8° e 9°, no Instituto Faema, sua trajetória percorrida até a escolha do estágio, seu amadurecimento enquanto estagiária e futura profissional nesse período e em como ela foi desenvolvendo a Abordagem Centrada na Pessoa, transcendendo o limite faculdade e alcançando espaço em seu próprio estilo de vida. Os dados apresentados foram obtidos por meio dos registros dos atendimentos realizados e das supervisões, articulados com o referencial teórico da ACP. Como resultados obtidos, considera-se maior conhecimento obtido a respeito da Abordagem Centrada na Pessoa e a compreensão da importância da atuação do terapeuta estar coerente com a sua abordagem teórica. Ademais, explanou-se acerca dos estágios, sua importância para a graduação, o setting terapêutico e a prática do psicoterapeuta humanista, e como o vínculo entre terapeuta e cliente pode promover autocuidado, ambiente de aceitação e, em consequência, bem-estar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Teoria Humanista | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Centrada na Pessoa | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Humanista | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Supervisão | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência de uma estagiária de psicologia à luz da abordagem centrada na pessoa | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KAREN LOHANA DA SILVA ANDRÉ.pdf | 499.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.