Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3090
Título: SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: um estudo de caso em canteiros de obras na cidade de Ariquemes – RO
Autor(es): OLIVEIRA, JEAN CARLOS DE
Oliveira, Bruno Dias de
Palavras-chave: Segurança no trabalho
Equipamentos de Proteção Individual
Normas Regulamentadoras
Acidentes de trabalho
Data do documento: 2021
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo avaliar a necessidade da segurança do trabalho para os demais colaboradores das obras em estudo. Inicialmente, foi apresentado a introdução e fundamentação teórica relacionadas à conceitos, acidentes, dados estatísticos, NR – Normas Regulamentares e breve histórico da segurança do trabalho na construção civil etc. Foi realizado um estudo de caso em canteiros de obras localizados em Ariquemes –RO, obras executadas por trabalhadores autônomos e colaboradores vinculados com alguma empresa especializada em construção civil. Os resultados foram obtidos através de visitas em obras residenciais unifamiliares, observando os funcionários e o local de trabalho, com embasamento nas normas regulamentadoras foi feito um comparativo, o que é exigido pelas mesmas e o que de fato ocorre nos canteiros de obras. Foi constatado que com o não cumprimento das normas regulamentadoras por parte dos colaboradores nas seguintes obras em estudo, expõem os mesmos à grandes riscos de acidente do trabalho no desenvolvimento de variadas atividades e com o comprimento das normas regulamentadoras os mesmos diminuem muito os riscos de se envolverem em acidentes no canteiro de obras.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3090
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEANCARLOSDEOLIVEIRA_assinado_assinado_assinado1636591488.pdf1.85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.