Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3187
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Santos, Amanda Pinheiro | - |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Roger Dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T00:02:58Z | - |
dc.date.available | 2023-01-24T00:02:58Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3187 | - |
dc.description.abstract | Desde o descobrimento do Brasil nos anos de 1500, a música vem sendo utilizada como instrumento metodológico, inicialmente na catequização dos índios e posteriormente como ferramenta pedagógica auxiliando o trabalho docente. Por esse viés, esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos que a música pode proporcionar no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e socioafetivo das crianças. Como forma de atender a proposta supracitada, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a concepções da musicalização na Educação Infantil. Identificouse com essa pesquisa que, quando trabalhamos com a música na sala de aula melhoramos o desenvolvimento dos alunos em várias áreas como: imaginação, interação com os outras, melhor desempenho da oralidade, já que ao ouvir a música a criança inicia sua pronúncia letrada. Sendo assim, a música na Educação Infantil é primordial para o processo de ensino e aprendizagem das crianças, pois ela desenvolve várias habilidades, além de ajudar na criatividade, e ajuda em seu desenvolvimento. O desenvolvimento é algo que acontece durante toda nossa vida; contudo, a infância é o período em que isto ocorre com maior intensidade, então, torna-se fundamental para o desenvolvimento da criança a oferta de experiências lúdicas e prazerosas, como a música. Com isso, conclui-se que a música não deve ficar de fora do processo de ensino da escola, o professor deverá planejar a melhor forma para trabalhar com a música dentro da sala de aula. É importante que o professor inserira a música na Educação Infantil, pois ela traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças, entres eles estão o raciocínio, criatividade, o convívio social, harmonia, da autoestima, o desenvolvimento da fala, da respiração, e do próprio desenvolvimento cognitivo e motor da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIFAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Musicalização | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | A importância da música no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMANDA PINHEIRO SANTOS.pdf | 756.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.