Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3191
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Fróes, Ludmila Mariano | - |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Roger dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T00:40:34Z | - |
dc.date.available | 2023-01-24T00:40:34Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3191 | - |
dc.description.abstract | A educação no período da pandemia da COVID-19 apresentou alguns percalços quanto a continuidade do processo educativo, necessitando que os órgãos competentes e a própria comunidade escolar, passasse por um processo adaptativo mediante o período de calamidade pública, desafiando todos à uma transição eventual do modo de ensino genuinamente presencial, para o remoto. Deste modo, objetivou-se nesta pesquisa, analisar os percalços e desafios da aprendizagem de estudantes dos anos iniciais no período da Pandemia da COVID-19, elucidando as transformações temporárias, ocorridas no meio educacional. Para responder a tal objetivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica com viés qualitativo. O levantamento dos dados pesquisados ocorreu em grande maioria nas publicações oficiais do governo brasileiro, divulgadas durante os anos de 2019 a 2021. O aporte teórico da pesquisa foi embasado nos estudos de impactos proporcionados pelo novo Coronavírus na educação. Na pesquisa pode-se perceber que em decorrência da pandemia as escolas tiveram a necessidade em se readequar ao novo cenário educacional, a saber: aulas remotas, discussões sobre a retenção e aprovação dos estudantes, a readequação do calendário, o cumprimento da carga horária exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, o despreparo dos professores quanto a exigência do uso de tecnologias em um cenário educacional que sofre por falta de condições estruturais, além da relação afetuosa e incentivadora entre a família e o estudante, ser crucial neste momento, tornando-a um importante mediador. Não obstante, cabe aos profissionais docentes a readequação do processo de ensino-aprendizagem visando considerar os conteúdos adquiridos durante o período que designou o ensino remoto, abrandando os desfalques educacionais na pós-pandemia. Com o presente trabalho pode-se perceber que as dificuldades vivenciadas pela educação, foram intensificadas diante de uma repentina transformação no contexto social, sendo inevitável a atribuição de recursos tecnológicos na educação que evidenciaram as desigualdades sociais; fomentando assim, que a formação docente considere o aprimoramento da prática pedagógica frente ao boom tecnológico vivenciado pelas novas gerações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIFAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Ensino-remoto | pt_BR |
dc.subject | Calendário | pt_BR |
dc.title | A educação em detrimento da pandemia da covid-19: os desafios da readequação no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUDMILA MARIANO FRÓES.pdf | 733.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.