Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3192
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Cardoso, Érica Nayara dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Roger dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T00:46:45Z | - |
dc.date.available | 2023-01-24T00:46:45Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3192 | - |
dc.description.abstract | A Família é a principal instituição na formação dos sujeitos, sendo a segunda à escola. Família e escola devem estar em sintonia, pois as duas têm o mesmo objetivo. A família é responsável pela educação informal, onde deve ser ensinado sobre respeito, cumprimentos, empatia e entre outros, a escola tem o papel do ensino sistematizado. Sendo assim, o tema dessa pesquisa fala sobre a necessidade em que as crianças têm da presença da família durante toda a formação. O tema dessa pesquisa aborda sobre a importância da participação da família para o aprendizado das crianças, com o objetivo de analisar o papel da família no processo de ensino e aprendizagem de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Como forma de responder ao objetivo geral, utilizou-se da pesquisa bibliográfica como ferramenta para o desenvolvimento desse trabalho onde fica identificado que por meio da composição de determinados indivíduos se constitui a família. Seguindo esses passos foi levantado um total de quatorze artigos, desses cinco abordavam sobre a importância da família na vida acadêmica da criança. Os estudos revelam que as crianças que têm o auxílio da família, tende a se desenvolverem com mais facilidade, isso acontece, pois, a criança se sente mais segura, confiante, determinada e entre outros. A composição da família existe a milênios e está presente em todas as sociedades, nesse sentido, compreendeu-se que na família, a criança aprende o respeito, a ética, a moral etc. Na escola a criança aprende os saberes das letras, dos números, a ciência. Na família são construídos os valores que serão utilizados em sociedade, e na escola o indivíduo recebe a escolarização. Conclui–se que em cada família existe uma cultura, uma forma de agir e pensar, embora cada indivíduo tenha sua personalidade, todos influenciam na formação da criança, pois a família é o grande reflexo na vida de uma criança, por essa razão deve existir uma parceria entre a escola e a família, visto a importância da família para o desenvolvimento das crianças em fase de desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIFAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | A importância da família no processo de ensino e aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ÉRICA NAYARA DOS SANTOS CARDOSO.pdf | 878.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.