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https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3224
Título: | Análise comparativa entre pavimentos flexíveis e rígidos: uma abordagem quanto aos dados econômicos e segurança nas rodovias |
Autor(es): | Santos, Willex Alves dos Costa, João Victor da Silva |
Palavras-chave: | Pavimentos Engenharia de trânsito Segurança Economia |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | O processo de pavimentação de uma rodovia deve envolver diversos fatores relacionados com a projeção, processo construtivo e manutenções. Os pavimentos flexíveis e rígidos representam as maiores metodologias utilizados nesse sentido, que apresentam características específicas, vantagens e desvantagens. Com isso, esse estudo teve como objetivo realizar uma análise comparativa entre a utilização de pavimentos flexíveis e rígidos nas rodovias no que tange à segurança e dados econômicos dos pavimentos. Como métodos, foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter descritivo e exploratório, a partir da análise de publicações e documentos do Ministério dos Transportes, livros, artigos científicos e busca direcionada pelos descritores “Pavimentos; Engenharia de Trânsito; Segurança; Economia” em plataformas como o Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Revistas Científicas e Google Scholar. Os resultados demostram na comparação técnica o pavimento rígido se mostra mais vantajoso, que permite maior durabilidade, melhor resistência, maior segurança ao tráfego e menores necessidades de manutenção. Já na comparação econômica, observou-se que os flexíveis apresentam menor custo de implantação, mas exigem um número extremamente elevado de manutenções, enquanto os rígidos se mostraram menos vantajosos quando há baixo tráfego de veículos. Conclui-se que a determinação do melhor tipo de pavimentação depende diversos fatores que precisa ser considerado durante o processo de projeção da obra. |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3224 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Civil |
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