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Título: Análise das cargas térmicas e dimensionamento da potência das centrais de ar condicionado em escola pública municipal na cidade de Ariquemes - Ro
Autor(es): Andrade, Iuri Souza
Guedes , Ruan Iuri de Oliveira
Palavras-chave: Dimensionamento
Ar condicionado
Cargas térmicas
Temperatura
Data do documento: 2022
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo verificar, através de cálculos fundamentados em normas, as cargas térmicas presentes nas salas de aula de uma escola pública municipal da cidade de Ariquemes - RO, realizar com base nas cargas térmicas o dimensionamento da potência adequada de equipamentos de climatização com o intuito de promover conforto térmico no interior das salas e efetuar um comparativo dos resultados com os equipamentos em uso. Em Ariquemes as temperaturas durante o verão podem variar entre 24° e 35°, e por causa da alta umidade relativa do ar, a sensação térmica pode chegar na casa dos 40°, o que faz com que conforto térmico ambiente seja algo de extrema necessidade, tanto para residências como para espaços comerciais e grandes ambientes fechados normalmente frequentados por grandes quantidades de pessoas. Porém a escolha incorreta da potência do equipamento condicionador de ar, ou o mal dimensionamento das cargas térmicas, podem acarretar transtornos como ineficiência e/ou consumo excessivo de energia no processo de climatização ambiente. Portanto, este estudo demonstra a importância de se propor como item essencial durante a criação do projeto de uma edificação, alternativas na construção civil que viabilizem o conforto térmico em seus interiores. O levantamento de dados fora realizado no período das 12:00 às 14:30, momento em que a temperatura externa atinge seu ponto máximo e a demanda por conforto térmico é maior, sendo considerada para a elaboração deste o horário das 14:30, pois neste horário os alunos estão em sala de aula. As salas em sua maioria demonstraram, no que se refere a conforto térmico, estar inadequadamente preparadas para comportar os alunos que a frequentam. A partir dos resultados, foi possível chegar aos motivos desta conclusão e ao final propor ideias que colaborariam com a redução da temperatura nas salas.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3227
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