Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Abreu, Dafynie Dutra de | - |
dc.contributor.advisor1 | Vale, Jessica de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T23:16:22Z | - |
dc.date.available | 2023-02-06T23:16:22Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3304 | - |
dc.description.abstract | Na sociedade contemporânea, constantemente, busca-se avanços relacionados a temáticas que necessitam de maior ênfase. No entanto, a cultura brasileira apresenta especificidades que corroboram para a perpetuidade de pensamentos e comportamentos cuja a necessidade de mudanças é indispensável. Nesse sentido, surgiu-se a imprescindibilidade da educação menstrual - ramo da educação integral em sexualidade que consiste no entendimento de que as pessoas que menstruam necessitam do conhecimento sobre seus próprios corpos, estejam a par do ciclo menstrual e possam promover assim o seu bem-estar em todas as áreas da concepção de saúde. A presente pesquisa teve por objetivo relatar as implicações da educação menstrual na saúde de jovens durante o período da adolescência e os possíveis impactos na vida adulta, com o intuito de evidenciar o problema e contribuir para possíveis avanços nesse sentido. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo quantitativa de caráter descritivo, a qual possibilitou dados em relação à temática em âmbito municipal. Em relação aos resultados, alcançou-se: maioria das participantes referiram que não tiveram orientações na escola sobre a menstruação e metade já precisaram de algum método para conter a menstruação na escola e não tiveram acesso; prevalência de dores ou desconfortos durante o período menstrual e de relatos sobre o desconhecimento dos distúrbios hormonais ligados à menstruação; 1/3 das participantes afirmaram que a falta de informações sobre o ciclo menstrual afetou negativamente suas vidas em fase adulta. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIFAEMA | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Saúde da mulher | pt_BR |
dc.subject | Educação menstrual | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.title | Educação menstrual: implicações na saúde de jovens em um município da Amazônia Legal | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAFYNIE DUTRA DE ABREU.pdf | 902.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.