Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/362
Título: Isolamento e identificação de fungos anemófilos presentes na biblioteca pública do município de Ariquemes, Rondônia, Brasil
Autor(es): Martins, Tássia Silva
Júnior, Nelson Pereira da Silva
Palavras-chave: Farmácia
Biblioteca
Fungos anemófilos
Alergias
Data do documento: 2017
Resumo: Apresentando ampla dispersão aérea, os fungos anemófilos são os principais contaminantes de ambientes fechados. Esta é uma pesquisa de natureza quantitativa com caráter experimental que buscou isolar e identificar a microbiota fúngica presente na biblioteca municipal de Ariquemes – RO, coletando-se amostras de ar através da exposição de placas de Petri contendo meio de cultura ágar Sabourand com Cloranfenicol, as quais foram abertas no local durante um período de 15 a 20 minutos após limpeza. Para identificar e caracterizar a relevância médica dos gêneros, as colônias isoladas passaram por análises macroscópicas e microscópicas. Foram isoladas 40 colônias, identificando-se 12 gêneros fúngicos distintos. Todos os gêneros possuem importância médica, podendo caracterizar desde pequenas alergias até micoses e infecções graves. Faz-se necessário um melhor monitoramento microbiológico desses espaços, bem como indica-se a implantação de medidas preventivas para que a saúde dos profissionais e frequentadores seja mantida.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de bacharel em Farmácia. Profº Orientador: Ms. Nelson Pereira da Silva Júnior.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/362
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TÁSSIA SILVA MARTINS.pdf573.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.