Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/428
Título: A inserção da física moderna no ensino médio: uma proposta metodológica
Autor(es): Jesus, Marco Aurélio de
Palavras-chave: Física
Física no Ensino Médio
Física Moderna
Produção de Material Didático
Data do documento: 2011
Resumo: A Física Moderna é uma das mais fantásticas áreas do conhecimento humano, entretanto, os alunos de Ensino Médio, sobretudo os das escolas públicas, têm pouco ou nenhum contato com essa ciência, sendo que parte dessa carência se deve ao fato de que muitos livros didáticos não dão a devida atenção ao tema. Este estudo tem por objetivo apresentar métodos para a inserção da Física Moderna simultaneamente ao ensino da Física Clássica no Ensino Médio. Para isso, foi feita uma análise de como os livros didáticos de Física aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) abordam a Física Moderna, onde se constatou que na maioria deles a ciência é reservada para os últimos capítulos dos volumes finais e geralmente desvinculada da Física Clássica. Como proposta metodológica para essa inserção, foram elaborados fascículos que tratam essas duas subdivisões da Física de maneira paralela, contextualizada, com exemplos de aplicação e com propostas de atividades e pesquisas e que podem servir de material de apoio para professores e alunos do Ensino Médio no estudo da Física Moderna.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de licenciado em Física. Prof. Orientador: Thiago Nunes Jorge
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/428
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marco Aurélio de Jesus_TCC.pdf8.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.