Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/656
Título: | Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeria |
Autor(es): | Borges, Apoliana De Oliveira |
Palavras-chave: | Química Cravo-da-india Noz-moscada Isomeria Ensino-aprendizagem Órgãos dos sentidos |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | É um desafio promover uma aprendizagem significativa e agradável, principalmente em Química, por ser um componente curricular complexo de difícil compreensão e interpretação. Com isso, é importante que o professor busque recursos e métodos que possam melhorar e facilitar as práticas de ensino. Este estudo consiste em metodologia diferenciada que propõe utilizar atividades que exploram a dinâmica dos órgãos dos sentidos como paladar, o olfato, o tato e a visão no ensino de Isomeria. A proposta organiza-se em duas etapas: Primeiro a aplicação de aula experimental em que os alunos irão tocar, cheirar, degustar e visualizar os frutos e as fórmulas dos principais componentes presentes nas as especiarias (Cravo-da-índia e Noz-moscada), no segundo momento será o momento da teorização científica com a utilização de outros recursos como lousa, livro didático, internet, entre outros e terceiro momento será realizado atividades para a identificação e classificação dos tipos de Isomeria. |
Descrição: | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura de Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciada em Química. Profa. Orientadora: Ms. Filomena Maria Minetto Brondani |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/656 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APOLIANA DE OLIVEIRA BORGES.pdf | 558.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.