Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/659
Título: O ensino de química através de situações problema
Autor(es): Januário, Arlene Pinheiro da Silva
Palavras-chave: Química
Situações Problemas
Ensino de Química
Contextualização
Reações Químicas
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho trata-se um uma proposta metodológica fundamentada na aprendizagem de reações químicas a partir utilização do conhecimento prático do aluno na resolução de problemas de ordem particular ou coletiva. No dia a dia é comum se deparar com situações nas quais são aplicadas técnicas transmitidas de geração em geração, exemplos como utilizar vinagre branco para limpar rejunte de pisos, detergente neutro para retirar manchas de chocolate, limão para remover ferrugem, entre outros. Em contra partida a educação segue em seu contexto tradicional, com o professor atuando como transmissor do conhecimento e o aluno como mero espectador. Uma alternativa para mudar esta realidade é optar pela contextualização do ensino a partir utilização do conhecimento prévio do discente como fator gerador da aprendizagem, o que tornará o ensino uma vivência eficiente na construção do conhecimento que atenda as necessidades do educando como cidadão.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciada em Química. Profª Orientadora: Ms. Filomena Maria Minetto Brondani
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/659
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arlene Januário_TCC.pdf415.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.