Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/670
Título: Proposta metodológica para o ensino de compostos orgânicos, a partir de produtos para alisamentos de cabelos
Autor(es): Vieira, Adriele de Goes
Palavras-chave: Química
Ensino de Química
Alisamento de Cabelo
Contextualização
Data do documento: 2015
Resumo: O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo apenas decorado pelos alunos e não tendo relação com o cotidiano. Este trabalho sugere uma proposta metodológica para o ensino de química no terceiro ano do ensino médio. O mesmo visa aliar teoria a prática, através de uma visita ao salão de beleza, onde a mesma facilitará a aprendizagem, por esta relacionada com o cotidiano dos alunos, com finalidade de reduzir as dificuldades de aprendizagem. Uma alternativa para mudar a realidade é optar pela contextualização do ensino a partir utilização do cotidiano do aluno como tema gerador da aprendizagem, o que tornará o ensino uma vivência eficiente na construção do conhecimento que atenda as necessidades do aluno como cidadão. Este estudo configura-se em uma proposta pedagógica para o ensino de química fundamentado na realidade dos alunos, a partir da utilização de rótulos de produtos de cosméticos para alisamento de cabelos contidos no salão de beleza, como formas de reconhecimento de elementos e fórmulas químicas, além de sugerir uma metodologia interdisciplinar entre química, e o cotidiano dos alunos.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação e licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciada em Química. Profa. Orientadora: Ms. Filomena Maria Minetto Brondani.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/670
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriele Vieira_TCC.pdf344.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.