Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaia, Andréia Aparecida-
dc.creatorMaia, Andréia Aparecida-
dc.date.accessioned2018-02-15T01:49:40Z-
dc.date.available2018-02-15T01:49:40Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/829-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciada em Química. Orientadora: Profa. Ms. Nathália Vieira Barbosa.pt_BR
dc.description.abstractApós a inclusão social tornar-se um direito garantido por lei, a educação no Brasil tomou um novo rumo, uma vez que para que as escolas cumpram seu papel em atender de maneira satisfatória os alunos especiais, são necessárias novas ações políticas e pedagógicas, como adequação da estrutura física, material didático diferenciado, capacitação dos professores, adequação de currículo, diversidade metodológica, entre outros. O reconhecimento do Braille como um sistema de ensino trouxe novas oportunidades e estímulo à educação dos deficientes visuais, facilitando a comunicação entre os educadores e alunos e, assim, promovendo a troca de conhecimentos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi promover o ensino da tabela periódica para deficientes visuais do município de Ariquemes, estado de Rondônia. Diante dos resultados obtidos, pode-se afirmar que os alunos deficientes visuais alcançaram os objetivos propostos nesse trabalho e tiveram um bom desempenho na disciplina de química e, além disso, foram incluídos junto à sociedade. Isso mostra a importância da utilização de recursos didáticos adaptados aos deficientes visuais para facilitar o processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectDeficientes Visuaispt_BR
dc.subjectTabela Periódicapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectBaixa Visãopt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.titleO ensino da tabela periódica para deficientes visuaispt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andréia Aparecida Maia_TCC.pdf982.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.