Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maia, Andréia Aparecida | - |
dc.creator | Maia, Andréia Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-15T01:49:40Z | - |
dc.date.available | 2018-02-15T01:49:40Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/829 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciada em Química. Orientadora: Profa. Ms. Nathália Vieira Barbosa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Após a inclusão social tornar-se um direito garantido por lei, a educação no Brasil tomou um novo rumo, uma vez que para que as escolas cumpram seu papel em atender de maneira satisfatória os alunos especiais, são necessárias novas ações políticas e pedagógicas, como adequação da estrutura física, material didático diferenciado, capacitação dos professores, adequação de currículo, diversidade metodológica, entre outros. O reconhecimento do Braille como um sistema de ensino trouxe novas oportunidades e estímulo à educação dos deficientes visuais, facilitando a comunicação entre os educadores e alunos e, assim, promovendo a troca de conhecimentos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi promover o ensino da tabela periódica para deficientes visuais do município de Ariquemes, estado de Rondônia. Diante dos resultados obtidos, pode-se afirmar que os alunos deficientes visuais alcançaram os objetivos propostos nesse trabalho e tiveram um bom desempenho na disciplina de química e, além disso, foram incluídos junto à sociedade. Isso mostra a importância da utilização de recursos didáticos adaptados aos deficientes visuais para facilitar o processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Deficientes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Tabela Periódica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Baixa Visão | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.title | O ensino da tabela periódica para deficientes visuais | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andréia Aparecida Maia_TCC.pdf | 982.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.