Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/834
Título: A QUÍMICA DO CABELO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Autor(es): SANTOS, JEANNE GOMES DOS
Palavras-chave: Química
Química do Cabelo
Ensino Tradicional
Problematização
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O ensino, de forma geral, tem sido focado na figura do professor, com a predominância de aulas expositivas. Em relação ao ensino de Química esse fator contribui para desenvolver precocemente atitudes negativas com relação à disciplina. Dentre as diversas causas apontadas uma delas é o ensino tradicional, cujo foco está voltado para a resolução mecânica de problemas, em sua maioria descontextualizada, causando o distanciamento com a realidade do aluno e a apreensão de conteúdos que serão facilmente esquecidos após as avaliações. Portanto, este estudo sugere a Química do Cabelo, como proposta metodológica que poderá auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de distintas áreas da Química. A mesma baseia-se no método da problematização, a qual os alunos problematizam sua realidade quando identificam situações-problema concretas, as quais possibilitam a construção de novos sentidos e implicam em um real compromisso com o seu meio.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciada em: Química. Orientadora: Professora Ms. Filomena Maria Minetto Brondani
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/834
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, J. G. - A QUÍMICA DO CABELO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA.pdf1.94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.