Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBastos, Emillyn Ferreira-
dc.creatorJúnior André Tomaz Terra-
dc.date.accessioned2018-02-21T20:27:49Z-
dc.date.available2018-02-21T20:27:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1119-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de bacharelado em: Farmácia. Orientador (a): Profª. Especialista Regiane Rossi Oliveira Lima. Coorientador (a): Prof° Mestre André Tomaz Terra Júniorpt_BR
dc.description.abstractManipulado pela primeira em 1940 pelo farmacêutico Leandro Panizzon, o metilfenidato têm sido o estimulante do sistema nervoso central com maior expansão nos países, segundo o número de vendas. É comercializado na forma de Cloridrato de metilfenidato, e com os nomes de Ritalina® e Concerta® e indicado como medicamento de primeira escolha no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O efeito do metilfenidato pode abranger vários sistemas: dopaminérgico, que esta relacionada a funções motoras, motivacional e memorização; noradrenérgicos, um modulador das funções corticais como a atenção; serotoninérgicos, um modulador do sistema cognitivo. O objetivo do estudo é apresentar uma pesquisa quantitativa que determine a concentração acadêmica que faz uso indiscriminado do metilfenidato com intuito de melhorar o desempenho acadêmico. O estudo consiste em uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa realizado na Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, na qual, primeiramente o presente trabalho passou pelo CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da FAEMA em conformidade com a resolução 466/12/CNS/MS sobre pesquisa envolvendo seres humano. Obteve uma amostra de 180 acadêmicos que destes aproximadamente 11% relataram fazer a administração do medicamento. Este estudo proporcionou uma observação quantitativa da influência do medicamento metilfenidato entre os acadêmicos de farmácia na FAEMA, onde se depara como um fetiche moderno, por apresentar o desejo de aumentar a concentração em quase a totalidade de usuários acadêmicos. Tornou-se evidente a utilização indiscriminada do metilfenidato, na qual, remete a uma grande preocupação social, ressaltando a importância e a necessidade de orientação dos profissionais de saúde, principalmente ao profissional farmacêutico, que cumprindo sua função são responsáveis por toda dispensação descrita na portaria 344/98.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectMetilfenidatopt_BR
dc.subjectFetichept_BR
dc.subjectAcadêmicospt_BR
dc.subjectUso indiscriminadopt_BR
dc.titleUso indiscriminado do metilfenidato entre os acadêmicos de farmácia da faculdade de educação e meio ambiente – FAEMApt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMILLYN FERREIRA BASTOS.pdf592,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.