Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1274
Título: Eficácia da radiofrequência no tratamento de rugas e flacidez facial revisão bibliográfica
Autor(es): Agostini, Noeli
Palavras-chave: Envelhecimento
Rugas
Flacidez
Radiofrequência
Fisioterapia
Data do documento: 2017
Resumo: A pele é definida como o maior órgão responsável pelo contato com o meio ambiente; é ela quem realiza a proteção global do indivíduo. No envelhecimento facial há um processo fisiológico da pele influenciada por algumas alterações. Há necessidades do indivíduo de atenuar as marcas do envelhecimento, principalmente as rugas e flacidez facial. Existem inúmeros procedimentos que auxiliam no rejuvenescimento facial na expectativa de retardar esse processo para o bem estar desses indivíduos. O aparelho de radiofrequência (RF) é usado para este fim terapêutico, sendo uma modalidade não invasiva capaz de estimular o colágeno e induzir a neocolagenese através da geração de energia térmica por conversão. Este estudo tem como objetivo descrever a eficácia da RF nas rugas e flacidez facial, considerando que é um problema frequente em clínicas de fisioterapia dermato funcional, pois tem se mostrado em evidência no mercado, inovando e proporcionando melhora na qualidade de vida. É possível constatar que a RF tem seu efeito comprovado no combate a rugas e flacidez facial. Este trabalho trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, realizado através de livros e acervos da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, acervos pessoais, artigos científicos nas línguas portuguesa e inglesa, no período entre 2002 a 2014 e alguns clássicos, obtidos nas bases de dados Scielo, Cefac, PubMed, BVS. Tem como objetivo descrever sobre as técnicas de radiofrequência nas rugas e flacidez facial, apresentando resultados eficazes no tratamento, existe poucos estudos que tenham investigado os efeitos desta intervenção terapêutica, sendo necessária a realização de pesquisas adicionais para confirmações de seus potenciais efeitos.
Descrição: Monografia apresentada á Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharelado em Fisioterapia. Orientadora: Profª. Ms.: Pérsia Regina Menz .
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1274
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOELI AGOSTINI.pdf710,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.