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dc.contributor.authorMarmentini, Estela Carolina Dos Santos-
dc.date.accessioned2018-02-24T15:52:11Z-
dc.date.available2018-02-24T15:52:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1305-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau de Licenciada em Química. Profº. Orientador: Espº. Douglas Pereira do Nascimentopt_BR
dc.description.abstractSabe-se que as metodologias devem ser implantadas de um modo flexível, enquadrando-se no projeto escolar de uma forma variável e atendendo as necessidades de cada estudante, arquitetando as informações através de uma técnica construída na prática educacional, com a participação do grupo escolar, onde a transmissão de informações são passadas pela utilização de didáticas que proporciona a formação de uma ideologia diferenciada e a capacidade de comunicá-la para entender às necessidades do mundo que nos cerca. Durante o processo de ensino e aprendizagem, a motivação desempenha um papel fundamental, já que um aluno motivado costuma ter um bom rendimento escolar e um ponto de vista otimista. Entre as ferramentas educacionais, tem-se as metodologias ativas, que buscam despertar o interesse no aluno, proporcionando a ele e ao professor um trabalho em parceria, na busca pelo conhecimento, gerando no estudante a motivação a partir de situações-problemas, que é uma das propostas da metodologia ativa, que não se restringe a uma forma de ensino específica, mas pode ser aplicada em diversos modelos de aula. Desse modo, este trabalho procura diagnosticar se a metodologia utilizada em sala de aula tem o mesmo rendimento da utilizada no laboratório de informática e ciências, bem como analisar como o aluno se comporta, quanto a sua participação e entusiasmo durante as diferentes metodologias aplicadas. Essa experiência se desenvolveu em meio às observações do comportamento dos alunos, durantes diferentes aulas de Química. Houve a aplicação de três metodologias de ensino, sendo um aula prática de laboratório de ciências, uma aula prática na laboratório de informática e uma aula expositiva na sala de aula. Com isso pôde-se relatar o aproveitamento dos alunos. A aplicação dos diferentes tipos de metodologias aconteceram em uma escola pública no município de Ariquemes-RO.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLaboratóriospt_BR
dc.subjectmetodologia ativapt_BR
dc.titleMetodologias expositivas e ativas no ensino da química: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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