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dc.contributor.authorNeves, Elias Alves Bonfim-
dc.creatorBrondani, Filomena Mª. Minetto-
dc.date.accessioned2018-02-26T18:11:04Z-
dc.date.available2018-02-26T18:11:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1306-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura Plena em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau de: Licenciado em Química. Profª Orientadora: Ms. Filomena Mª. Minetto Brondani.pt_BR
dc.description.abstractAo refletir sobre o ensino de química lecionado em sala de aula, percebe-se que tamanha é a evasão e a reprovação, sendo que para amenizar essa problemática, compete ao professor a utilização de métodos inovadores e significativos no processo de ensino-aprendizagem. Num contexto histórico, a Química está inteiramente centrada em estudos de natureza experimental. Nesse sentido, as atividades experimentais sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) como um método eficaz de ensino, podem e devem ser utilizadas como estratégias na criação de situações reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamento e investigação. Reações de oxirredução estão presentes em situações cotidianas e quando inseridas e argumentadas em sala de aula proporcionam uma melhor fixação do conteúdo. Desta forma, o estudo contextualizado de temas atuais torna-se favorável nesse processo. Este estudo propõe uma forma pedagógica de ensinar oxirredução utilizando materiais do cotidiano dos alunos, por serem acessíveis e de baixo custo, favorecendo a eles, a oportunidade de adquirir conhecimentos mais detalhados do conteúdo apresentado. Considera-se que o uso de experimentos práticos no ensino de reações de oxirredução contribui para um melhor aprendizado, uma vez que a nitidez do raciocínio lógico associado a um método eficaz de ensino aos educandos, trará equilíbrio às deficiências de aprendizagens preliminares, reforçando a noção de que a ciência do saber deve ser transmitida de modos diversos e contextualizados.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de oxirreduçãopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.titleRelato de experiência: aprendendo oxirredução através de experimentos utilizando maçãspt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
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