Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1307
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA, GESLAINE GUEDES DE | |
dc.creator | OLIVEIRA, GESLAINE GUEDES DE | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T18:12:31Z | - |
dc.date.available | 2018-02-26T18:12:31Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1307 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau de Licenciada em Química. Profº. Orientador: Douglas Pereira do Nascimento | pt_BR |
dc.description.abstract | A desenvoltura do ensino-aprendizagem é de extrema importância durante a vida escolar do aluno, no qual o educador desempenha uma função essencial, utilizando em seu planejamento de aula a versatilidade ao ministrar uma aula de Química, fazendo uso de recursos presentes na instituição de ensino no qual exerce seu trabalho. Além disso, esse trabalho tem como finalidade Ilustrar a visão docente sobre o ensino da Química em escolas públicas do município de Ariquemes-RO. Este estudo é baseado na exploração da abordagem qualitativa e quantitativa como o objetivo de analisar as metodologias utilizadas pelos professores, identificar os recursos pedagógicos disponíveis na instituição para o ensino da Química e estabelecer relações entre o ensino da Química com a LDB, Diretrizes Curriculares do Ensino Médio e Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. Para a execução desta pesquisa foi elaborado e aplicado um questionário como instrumento metodológico. O resultado deste estudo foi observado que embora os professores se sentem satisfeitos com os materiais pedagógicos disponibilizados, a carga horária do ano letivo, não é suficiente para a plena execução das atividades teórico-práticas para o desenvolvimento de um ensino aprendizagem eficiente, também a falta de suporte nas escolas para os professores ao fazerem usos dos recursos pedagógicos, como por exemplo, os laboratórios, além da insatisfação com a falta de valorização profissional por parte da sociedade e salarial por parte do governo, mostrando assim os déficits existentes ainda na educação pública do país. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | ANALISANDO O ENSINO DE QUÍMICA-UMA AMOSTRA DA VISÃO DOCENTE SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES-RO | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, G. G. - ANALISANDO O ENSINO DE QUÍMICA - UMA AMOSTRA DA VISÃO DOCENTE SOBRE O ENSINO [...].pdf | 804.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.