Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, GESLAINE GUEDES DE
dc.creatorOLIVEIRA, GESLAINE GUEDES DE-
dc.date.accessioned2018-02-26T18:12:31Z-
dc.date.available2018-02-26T18:12:31Z-
dc.date.issued2017-06-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1307-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau de Licenciada em Química. Profº. Orientador: Douglas Pereira do Nascimentopt_BR
dc.description.abstractA desenvoltura do ensino-aprendizagem é de extrema importância durante a vida escolar do aluno, no qual o educador desempenha uma função essencial, utilizando em seu planejamento de aula a versatilidade ao ministrar uma aula de Química, fazendo uso de recursos presentes na instituição de ensino no qual exerce seu trabalho. Além disso, esse trabalho tem como finalidade Ilustrar a visão docente sobre o ensino da Química em escolas públicas do município de Ariquemes-RO. Este estudo é baseado na exploração da abordagem qualitativa e quantitativa como o objetivo de analisar as metodologias utilizadas pelos professores, identificar os recursos pedagógicos disponíveis na instituição para o ensino da Química e estabelecer relações entre o ensino da Química com a LDB, Diretrizes Curriculares do Ensino Médio e Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. Para a execução desta pesquisa foi elaborado e aplicado um questionário como instrumento metodológico. O resultado deste estudo foi observado que embora os professores se sentem satisfeitos com os materiais pedagógicos disponibilizados, a carga horária do ano letivo, não é suficiente para a plena execução das atividades teórico-práticas para o desenvolvimento de um ensino aprendizagem eficiente, também a falta de suporte nas escolas para os professores ao fazerem usos dos recursos pedagógicos, como por exemplo, os laboratórios, além da insatisfação com a falta de valorização profissional por parte da sociedade e salarial por parte do governo, mostrando assim os déficits existentes ainda na educação pública do país.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizadopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleANALISANDO O ENSINO DE QUÍMICA-UMA AMOSTRA DA VISÃO DOCENTE SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES-ROpt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, G. G. - ANALISANDO O ENSINO DE QUÍMICA - UMA AMOSTRA DA VISÃO DOCENTE SOBRE O ENSINO [...].pdf804.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.