Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1328
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Seranttola, Luana Cristina | - |
dc.creator | Brondani, Filomena Maria Minetto | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T20:57:45Z | - |
dc.date.available | 2018-02-26T20:57:45Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1328 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau em Licenciado em Química. Orientadora: Filomena Maria Minetto Brondani | pt_BR |
dc.description.abstract | Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) trazem uma bagagem de conhecimento de vida considerável e, neste sentido, elaborar metodologias que atendam esse público torna-se um desafio para os professores. A utilização de Esteroides Anabólicos Androgênicos como tema gerador de aprendizagem de funções e nomenclaturas de compostos orgânicos teve pôr o objetivo a contextualizar temas de química orgânica de forma interdisciplinar, ao mesmo tempo em que buscou alertar sobre os ricos causados pelo uso indevido dessas substâncias. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, realizada com 21 alunos de uma turma do terceiro ano EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Laurindo Rabelo, localizada no munícipio de Alto Paraíso, RO, Brasil, Utilizou-se como ferramenta metodológica os compostos constituintes nos anabolizantes (nandrolona, testosterona, progesterona, stanozolol, oxadrolona, trembolona e o clembuterol) para ensinar nomenclaturas e funções orgânicas, onde foram aplicados questionários para avaliar aprendizagem e a metodologia utilizada, as respostas foram quantificados em forma de gráficos. Constatou-se, pelos resultados obtidos, que a metodologia utilizada foi eficaz para o ensino- aprendizagem de funções e nomenclaturas de compostos orgânicos, sendo essa recomendada pelos alunos participantes da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Tema gerador | pt_BR |
dc.subject | Anabolizantes | pt_BR |
dc.subject | Contextualização e ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos (EJA) | pt_BR |
dc.title | Esteroides anabólicos androgênicos como tema gerador de aprendizagem significativa no ensino da química orgânica na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luana Cristina Seranttola.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.