Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Érica Souza De-
dc.contributor.authorBarbosa, Patrícia Silva-
dc.date.accessioned2018-04-26T01:42:06Z-
dc.date.available2018-04-26T01:42:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1552-
dc.descriptionArtigo Científico apresentado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Instrumentalização para o Ensino de Ciências e Matemática (Química Física e Biologia) da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de especialização. Orientadora: Prof.ª Ms. Filomena Maria Minetto Brondani.pt_BR
dc.description.abstractA experiência aqui relatada fez parte do projeto desenvolvido durante o Estágio Supervisionado IV, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Alves Mendes Filho no município de Ariquemes-RO, trata-se de uma proposta metodológica, desenvolvida a partir de materiais do cotidiano, com ênfase na contextualização para o ensino dos elementos químicos e identificação destes na Tabela Periódica. Durante a realização da atividade os alunos, com o auxílio de materiais do cotidiano, identificaram os elementos químicos presentes em cada material ao mesmo tempo em que fizeram a localização desses elementos na tabela periódica, também foi aplicado um questionário fechado, antes e após a realização da proposta metodológica. As respostas evidenciaram a eficiência da metodologia adotada, vistos que os questionários apontaram uma melhora no conhecimento dos alunos em relação à tabela periódica. Ficou claro que uma alternativa para melhorar a aprendizagem é optar pela contextualização do ensino a partir utilização do conhecimento prévio do discente como fator gerador da aprendizagem, o que tornará o ensino uma vivência eficiente na construção do conhecimento que atenda as necessidades do educando como cidadão, bem como possibilitou um aprendizado significativo e dinâmico que promoveu interatividade entre aluno e estagiária, confirmando a teoria que uma proposta inovadora trás motivação e promove o aprimoramento do processo ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.subjectMetodologia inovadorapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleTabela periódica: reconhecimento dos elementos na práticapt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articlept_BR
Aparece nas coleções:Instrumentalização para o ensino de Ciências e Matemática (Química, Física e Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉRICA SOUZA DE ANDRADE, PATRÍCIA SILVA BARBOSA.pdf650.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.