Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1679
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Maria Inês Ferreira | - |
dc.contributor.author | Delfino, Rosilâine Keffer | - |
dc.contributor.author | Debella, Biancacol | - |
dc.contributor.author | Restier, Renata Bentes | - |
dc.contributor.author | Barreto, Pedro Di Tárique | - |
dc.creator | Miranda, Maria Inês Ferreira | - |
dc.creator | Delfino, Rosilâine Keffer | - |
dc.creator | Debella, Biancacol | - |
dc.creator | Restier, Renata Bentes | - |
dc.creator | Barreto, Pedro Di Tárique | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1679 | - |
dc.description | 1. Enfermeira Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP/ USP e docente do Departamento de Saúde Coletiva da UNIR. 2. Enfermeira formada pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. 3. Discente do 5º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. 4. Mestre em Matemática e docente do Departamento de Matemática da UNIR. | pt_BR |
dc.description.abstract | Respondendo aos objetivos propostos constatou-se através dos resultados que os alunos fizeram uma avaliação positiva do bairro onde se situa a escola, contudo a parte externa dos colégios é percebida como o local mais violento do ambiente escolar. A distribuição por classe social dos alunos, que participaram da pesquisa desmentiu a idéia, que nas escolas públicas só estudam pessoas de baixa renda. Em relação à convivência entre os alunos no ambiente escolar, alguns estudantes afirmam que não gostam dos próprios colegas. É sabido que a rivalidade entre os adolescentes se torna um fator interno responsável pelo incremento e ou disseminação das violências no espaço escolar. O entendimento da realidade existente é primordial, quando o intento é aprimorá-la. Nesse sentido, a procura por identificar o clima escolar e as relações sociais em interface com a magnitude das manifestações de violência nas escolas em Porto Velho foi um passo importante para: compreender as características que envolvem esse fenômeno e construir ações e propostas que forneçam subsídios para formulação de políticas públicas cada vez mais eficientes em preservar o verdadeiro objetivo da escola – integração social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | violência | pt_BR |
dc.subject | escola | pt_BR |
dc.title | Implicações das manifestações de violência nas relações sociais e no clima escolar | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Revista Científica FAEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rosilâine Keffer Delfino_TCC.pdf | 208.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.