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Título: ATENÇÃO E CUIDADOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS
Autor(es): FERNANDES, MARCELA FERNANDA SOUSA
GOELLNER, MAILA BEATRIZ
Palavras-chave: Instituição
Crianças e Adolescentes Institucionalizados
Diretrizes
Psicólogo na Instituição
Data do documento: 2015
Resumo: Toda instituição que oferece cuidado contínuo a crianças e adolescentes que por algum motivo foram afastadas de suas famílias são denominadas abrigos. Este trabalho teve como objetivo identificar por meio dos artigos publicados a interferência do abrigo no desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças e adolescentes abrigadas. A metodologia deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica, com os devidos descritores: Instituição; Crianças Institucionalizadas; Diretrizes; Psicólogo na Instituição. Conclui-se que existem diferenças enquanto modalidades de instituições de abrigamento, diversos órgãos possuem a permissão para realizarem o encaminhamento das crianças e adolescentes para as instituições, sendo que essas crianças e adolescentes são amparadas pela legislação brasileira no sentido de ter diretrizes determinantes dos cuidados aos quais as instituições devem cumprir. Finalmente considera-se que não é o abrigo que interfere no desenvolvimento da criança e sim, as vivências ocorridas antes que as mesmas fossem ali residir.
Descrição: Psicóloga formada pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. 2 Psicóloga, Professora Titular da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Pesquisadora do Grupo Gecorpos – UNIFESP. Pesquisadora responsável pelo estudo: mailabeatriz@gmail.com
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1789
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