Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/190
Título: O uso de substâncias psicoestimulantes por caminhoneiros: os bastidores de uma associação perigosa
Autor(es): Dalpra, Cristisne
Palavras-chave: Farmácia
Transtornos relacionados ao uso de anfetaminas
Acidentes de trânsito
Condições de trabalho
Saúde do trabalhador
Data do documento: 2011
Resumo: Os caminhoneiros são trabalhadores autônomos ou assalariados (comissionados) que prestam serviços a empresas de vários ramos, contribuindo para economia do país. O binômio consumo de substâncias psicoestimulantes e carga horária de trabalho excessiva faz parte do cotidiano dos caminhoneiros, pois visa manter o estado de alerta, como alternativa à necessidade de cumprir metas no trabalho, sendo apontado como fator causal de muitos acidentes no trânsito. Esta pesquisa objetivou conhecer o processo de utilização de substâncias psicoestimulantes por caminhoneiros, usuários do Porto Graneleiro - Porto Velho - RO. A estratégia metodológica foi delineada por meio de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica, com análise ideográfica e nomotética. Os sujeitos da amostra foram sete caminhoneiros selecionados por meio de entrevista semi estruturada por meio de exaustão. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia (CEP/SUSAU/UNIR) – carta 049/2011. As substâncias citadas mais utilizadas foram as anfetaminas e seus derivados, sendo estas adquiridas de diversas formas e em diferentes locais. Infere-se que estes profissionais têm conhecimento que estão ingerindo uma droga, além de perceberem algumas alterações fisiológicas, a exemplo de taquicardia e irritabilidade. Considera-se necessário um maior controle dos órgãos competentes, bem como a intensificação de campanhas educativo-preventivas visando alertar estes profissionais do risco de dependência psíquica, física e maior vulnerabilidade a acidentes de trânsito.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Farmácia.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/190
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Dalpra_TCC.PDF805.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.