Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2128
Título: Proposta metodológica para o ensino de química:
Título(s) alternativo(s): tema gerador metais de transição
Autor(es): Gomes, Sandra Regina
Palavras-chave: Ensino de química
Contextualização
Experimentação
Resíduos sólidos
Metais de transição
Data do documento: 2018
Resumo: A contextualização no processo de ensino/aprendizagem tem como objetivo trazer as ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa estreitar a relação entre o conhecimento cientifico e o dia a dia do aluno. A experimentação também é um dos grandes aliados do professor na questão da aprendizagem, pois ela mostra ao aluno de forma prática o que ele não conseguiu compreender na teoria, fazendo-se necessário o contato do aluno com os experimentos. Este trabalho além de apresentar a disciplina de química no ensino básico, também contempla tópicos sobre os resíduos sólidos e resíduos líquidos, sendo esses uns dos grandes geradores de problemas ambientais atualmente, onde se faz necessário a sua aproximação nas instituições de ensino como uma forma de alertar sobre os riscos que eles oferecem. Foi então elaborada uma proposta metodológica que aborda o tema metais de transição presentes em resíduos de laboratório químico, para estimular a aprendizagem através da experimentação e da contextualização, proporcionando ao aluno um conhecimento sobre o campo dos metais, quais as suas aplicações e implicações na vida e promovendo espaço para questionamentos que os tornarão um cidadão mais crítico e envolvido com a sociedade. Através dessa proposta será possível mostrar aos alunos que os metais de transição são de suma importância no dia a dia, porém que devem ter um tratamento adequado para não trazer danos futuros.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Química - Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. Orientador (a): Prof. MSc. Jhonattas Muniz de Souza.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2128
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Regina Gomes.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.