Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Mariana Cristina Souza | - |
dc.creator | Martins, Yuri de Lucas Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-24T18:49:03Z | - |
dc.date.available | 2018-08-24T18:49:03Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2136 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau de Licenciada em Educação Física. Profº. Orientador: Ms. Yuri de Lucas Xavier Martins | pt_BR |
dc.description.abstract | No processo de ensino-aprendizagem é indispensável o planejamento para o uso de estratégias metodológicas, na qual as ferramentas girem em torno da inclusão e contextualização do conhecimento para desenvolvendo a aprendizagem de forma significativa. A educação de surdos sofreu com diversas barreiras durante o desenvolvimento da sociedade, principalmente ligadas a questões religiosas e/ou experimentações cientificas sem fundamentos. No Brasil, as conquistas da comunidade surda datam, sobretudo, o período que segue o final dos anos 80 com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e a possibilidade do uso da LIBRAS com a Lei Nº 10.436 e Decreto de Nº 5.626. O professor de Educação Física é o responsável por levar ao aluno novas experiências, trabalhar juntamente com a comunidade escolar, levando a possibilidade de desenvolver a capacidade intelectual, bem como psíquica, motora e cognitiva, levando ao lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Nesse foco, objetivou-se conhecer como é o processo de ensino-aprendizagem para alunos Surdos no tocante ao planejamento, estratégias metodológicas, inclusão e a aprendizagem significativa nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma Revisão de Literatura, considerando como principais suportes teóricos as Legislação Pertinentes como a LDB, PNE, PCENEM e BNCC. Considera-se que no processo de ensino-aprendizagem a inclusão tende a trazer mudanças no atual mapa da educação, onde a verdadeira cidadania é exercida por todos e as diferenças são respeitadas e a inovação profissional busca resolver problemas pedagógicos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Educadores físicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.title | Planejamento da aula de educação física para alunos com problema auditivos: estratégias metodológicas do professor | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIANA CRISTINA SOUZA PEREIRA.pdf | 687.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.