Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Caleb Siloé Ben-
dc.creatorRodrigues, Edson Cavalcante-
dc.date.accessioned2018-08-25T00:40:51Z-
dc.date.available2018-08-25T00:40:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2147-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial para obtenção do Grau de Licenciado em Educação Física. Orientador (a): Esp. Edson Cavalcante Rodrigues.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação antropométrica individual como parte dos cuidados pediátricos de rotina é um dos indicadores de saúde da criança mais sensíveis e utilizados na atualidade, constituindo-se em meio universalmente aplicável, rápido, de baixo custo e pouco invasivo na determinação do estado nutricional. Este estudo constitui-se de uma revisão bibliográfica exploratória, cujo objetivo é destacar a importância da antropometria no âmbito da Educação Física Escolar (EFE) como item de diagnóstico e prevenção de alterações nutricionais. Tem por intenção propor a inclusão de práticas antropométricas nas aulas de Educação Física, como estratégia metodológica a fim de detectar possíveis alterações nutricionais, visa também ressaltar o campo da Educação Física Escolar como espaço propício para a sensibilização e posterior criação de hábitos e estilos de vida saudáveis. Nas escolas, a antropometria é uma excelente ferramenta de trabalho, uma vez que, a partir dela, o professor de Educação Física toma posse da estimativa da prevalência e da gravidade das alterações nutricionais de seus alunos. Usar a Educação Física Escolar como estratégia para a implementação de programas de educação nutricional nas escolas - e a consequente criação de um ambiente favorável à saúde e à promoção de um estilo de vida saudável - constitui-se em importante meio para enfrentar problemas alimentares e nutricionais. Como resultado dessa análise, propõe-se a valorização do corpo e, por cadência, a adoção de hábitos saudáveis. Ademais, caberá a escola ser o ambiente primordial para a prática dessa análise. Nesse sentido, a EFE é oportuna para aplicar como instrumento metodológico a práxis antropométrica como conteúdo escolar. Cabe ao professor o papel de disseminar a importância da adoção de hábitos saudáveis por meio da EFE, contribuindo efetivamente para a formação de uma sociedade sadia.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação Antropométricapt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectAntropometriapt_BR
dc.titleAvaliação antropométrica escolar como instrumento de prevenção nas alterações nutricionaispt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caleb Siloé Ben Silva.pdf711,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.