Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2322
Título: Avaliação do ativo intangível e capital intelectual em empresas de capital aberto
Autor(es): Oliveira, Elizeu Ferreira
Martins, Letícia Nunes Nascimento
http://lattes.cnpq.br/6427062344799526
Palavras-chave: Capital intelectual
Ativo intangível
Vantagem competitiva
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: O novo cenário empresarial sugere uma constante inovação para permanência no mercado, neste sentido tem-se que, capital intelectual - CI é um ativo intangível que tem ganhado destaque com este novo cenário, por ser visto como uma nova fonte de vantagem competitiva. As empresas têm buscado uma melhor forma de gerir, uma vez que, é definido por relações de confiança que constituem o capital social. Assim, o desenvolvimento de ações nesse sentido produz resultados confiáveis e duradouros para o negócio. O objetivo deste estudo é analisar a interferência do capital intelectual em empresas de capital aberto. A justificativa do estudo se dá pela participação do capital intelectual na geração de riqueza e no cenário organizacional, bem como, por promover uma ampliação do estudo do tema. O estudo é quantitativo e por usar valores reais do balanço patrimonial das empresas analisadas no embasamento das ideias supracitadas. Os resultados apresentam que ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento do capital intelectual, propiciam um melhor retorno das categorias analisadas e teoricamente confirma-se a proposta de categorias que propiciam o desenvolvimento do CI. Como limitação da pesquisa tem a quantidade de empresas analisadas e partir do pressuposto de que o relatório apresentado pelas organizações corresponde de fato às ações realizadas. Sugerese ainda que novas pesquisas ampliem a quantidade de empresas, tendo em vista o diferencial competitivo que estas apresentam.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no curso de Administração da Faculdade de Educação e Meio AmbienteFAEMA, como requisito parcial à obtenção de Grau de Bacharel em Administração. Orientadora: Ms. Letícia Nunes Nascimento Martins.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2322
Aparece nas coleções:TCC - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZEU FERREIRA OLIVEIRApdf412,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.