Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2326
Título: Proposta metodológica de abordagem prática da segunda lei da termodinâmica para o segundo ano do ensino médio.
Autor(es): Santos, Larissa Oliveira Dos
Souza, Jhonattas Muniz de
Palavras-chave: Proposta de ensino
Aprendizagem significativa
Experiementação
Lei termodinâmica
Licenciatura em física
Data do documento: 2018
Resumo: A termodinâmica é um ramo de estudo da física que analisa e quantifica a relação de troca de calor resultante do trabalho realizado por um sistema, seu estudo possibilita uma compreensão das fontes de energia e sua transformação. Com a problemática da falta de abordagem e prática dos conceitos termodinâmicos existentes no ensino de física, o estudo tem como objetivo elaborar uma proposta prática sobre o estudo da segunda lei da termodinâmica para as turmas do 2º ano do ensino médio por meio de uma metodologia experimental para melhor contextualização do componente. Elaborado através de uma revisão bibliográfica, utilizou-se de 23 artigos científicos, 2 livros e 1 monografia obtidos em repositórios digitais e na biblioteca da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Foi elaborado um modelo experimental e um guia para fabricação de motor à vapor para contextualização do conteúdo. Dessa forma, o estudo mostra a relevância da experimentação na aprendizagem dos educandos, proporcionando uma compreensão contextualizada da física em seu cotidiano.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção de grau de licenciada em Física Orientador: Prof. Me. Jhonattas Muniz de Souza.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2326
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA OLIVEIRA DOS SANTOSpdf713,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.