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https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2352
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | Sousa, Janaina Santos | - |
dc.contributor.advisor1 | Santana, Patrícia Caroline | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T19:26:12Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28T19:26:12Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2352 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia. Orientadora: Prof.ª Esp. Patrícia Caroline Santana | pt_BR |
dc.description.abstract | O transtorno do espectro autista (TEA) é considerado como um grupo de disfunções do desenvolvimento neurológico. As características constituem em costumes contínuos, estereotipados, dificuldade de realizar tarefas, comprometimento no desenvolvimento da fala vocal e não vocal, resistência no convívio entre a sociedade e comunicação. Em virtude ao crescimento significativo de indivíduos autistas no país, a preocupação em relação ao déficit de habilidades funcionais vem aumentando. A independência funcional é definida como a habilidade para realizar atividades do cotidiano de forma independente. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a independência funcional de indivíduos com transtorno do espectro autista através do instrumento de avaliação escala medida de independência funcional. O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa baseado na escala de medida de independência funcional, na qual participaram da entrevista cinco pais de indivíduos com diagnóstico de TEA. Os resultados evidenciaram que os indivíduos avaliados apresentaram como alterações: déficit em autocuidado, controle de esfíncteres, mobilidade, comunicação e conhecimento social. Ao término da pesquisa, conclui-se que os indivíduos autistas apresentam alterações significativas relacionadas às atividades de vida diária, tendo em vista a escassez de estudos, é de grande importância à continuidade de pesquisas na área, possibilitando a identificação do grau da independência funcional, sendo eficaz para elaborar um protocolo de atendimento mais preciso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | EFAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Atividades cotidianas | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.title | Avaliação da independência funcional de indivíduos com transtorno do espectro autista baseado na escala medida de independência funcional | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Fisioterapia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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