Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2412
Título: O papel do administrador: uma análise do cenário brasileiro atual
Autor(es): Sardinha, Alex Sandro Romão
Martins, Letícia Nunes Nascimento
Palavras-chave: Administrador
Administração
Organizações e capacitação
Data do documento: 2018
Resumo: A qualificação de mão de obra é um dos itens indispensáveis na atualidade devido à concorrência globalizada exigindo profissionais com competências e habilidade adaptativas ao mercado de trabalho. O profissional de administração é capacitado durante o seu curso a investir em ferramentas e estratégias de gerenciamento e adaptação às características do mercado. Porém, em alguns casos essa experiência na graduação não é realizada de forma efetiva, formando administradores incapazes de realizar uma gestão estratégica. Sendo assim, essa pesquisa tem o intuito de apresentar as características da profissão de administrador e do profissional graduado em administração, com uma temática envolvendo particularidades e ferramentas utilizadas pelos profissionais desta ciência, salientando então o seu valor para o crescimento socioeconômico das organizações. Essa pesquisa bibliográfica realizou a busca de dados na Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista de Ciência da Administração, Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe), Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, Google acadêmico, SPELL - Scientific Periodicals Electronic Library e SciELO - Scientific Electronic Library Online. Para critérios de inclusão foram: artigos (22), monografias (02) que exibem temáticas que se referem a integração do administrador no cenário atual das organizações brasileiras, publicados e indexados nos referidos bancos de dados no período de 2001 a 2018. Foi possível perceber que alguns países que têm a profissão há um maior tempo e tem nela maior valorização são países com organizações mais desenvolvidas. Porém um dos fatores que desvalorizam essa profissão no Brasil, são os ensinos precários desde o ensino fundamental tornando maior o desafio de se formar profissionais graduados com excelência.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Administração, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel. Prof.º Orientadora: Ms. Letícia Nunes Nascimento Martins.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2412
Aparece nas coleções:TCC - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEX SANDRO ROMÃO SARDINHA.pdf555,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.